Resumo:
Este estudo tem como objetivo caracterizar os jogos, enquanto estratégia de ensino com
foco no desenvolvimento de competências empreendedoras nos discentes. É uma
pesquisa qualitativa e quantitativa, desenvolvida por meio da realização de oficinas de
jogos com os alunos das unidades curriculares de empreendedorismo do curso Técnico
em Restaurante e Bar, curso de Formação Inicial e Continuada em Empreendedorismo no
Setor Turístico do IFSC Garopaba e com os servidores do Campus. Foram testados e
analisados cinco jogos, sendo um deles um jogo de empresa. Observou-se que os jogos
são estratégias de ensino que permitem a espontaneidade, a imaginação, a criatividade, o raciocínio e o trabalho de elementos importantes para a formação empreendedora. A
pesquisa também demonstrou que a aplicação do Ciclo de Aprendizagem de Gramigna
(2007) é uma ferramenta importante que ajuda na assimilação do conhecimento pelos
alunos, fazendo uma interconexão entre o jogo e a aprendizagem.