dc.contributor.advisor |
Bortolanza Spesatto, Marizete |
|
dc.contributor.author |
Agustini, Josiane |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-14T15:57:49Z |
|
dc.date.available |
2019-05-14T15:57:49Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/739 |
|
dc.description.abstract |
O estudo tem como objetivo identificar como a integração curricular acontece no
cotidiano da escola nos cursos PROEJA Técnico em Gastronomia e PROEJA
Técnico em Cozinha, ambos em andamento, ofertados em parceria entre o Câmpus
Florianópolis-Continente e Câmpus Florianópolis, no semestre 2017.1. Como
estratégia metodológica, optou-se pela pesquisa qualitativa, com abordagem
exploratória e entre os procedimentos metodológicos utilizados destacam-se a
revisão bibliográfica, a pesquisa documental, o estudo dos projetos de curso e dos
planos de ensino da unidade curricular Oficina de Integração e aplicação de
questionário com docentes que ministraram aulas nos dois cursos, no semestre
2017-1. Os resultados do estudo dos Projetos de Curso e planos de ensino
evidenciam relativa distância entre a proposta de integração curricular contida nos
Projetos de Curso e a prática cotidiana. Entre os principais desafios evidenciados
estão o dimensionamento do tempo para planejamento coletivo, o acompanhamento
da implementação da proposta de integração curricular prevista no Projeto do Curso
e necessidade de formações continuadas aos docentes. Constatou-se a
necessidade de maior aproximação entre os planos de ensino da unidade Oficina de
Integração com a proposta de integração curricular prevista nos Projetos de Cursos
e nos documentos do PROEJA. Nessa direção, recomenda-se a revisão dos
Projetos de Curso e planos de ensino, bem como o acompanhamento do
planejamento e da implementação dessa unidade curricular, assegurando tanto a
participação de diferentes áreas do conhecimento no desenvolvimento da unidade,
quanto o atendimento de forma mais efetiva do Núcleo Temático selecionado. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
EJA |
pt_BR |
dc.subject |
PROEJA |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo Integrado |
pt_BR |
dc.title |
A proposta de currículo integrado dos cursos PROEJA ofertados no Câmpus Florianópolis-Continente - IFSC |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização em formação pedagógica para a docência na educação profissional e tecnológica |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution.department |
Cerfeard |
pt_BR |
local.institution |
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA |
pt_BR |