dc.contributor.advisor |
Dos Anjos Lopes Viella, Maria |
|
dc.contributor.author |
Coelho, Walquer Vinicius Kifer |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-14T16:21:19Z |
|
dc.date.available |
2019-05-14T16:21:19Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/744 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho apresenta os resultados obtidos com a pesquisa sobre evasão e
retenção no curso concomitante técnico em eletrotécnica ofertado pelo Instituto
Federal Fluminense – Campus Itaperuna. Os dados processados na pesquisa foram
obtidos junto ao registro acadêmico e através de questionários aplicados ao corpo
docente do curso, aos alunos permanecentes e aos alunos evadidos. No que diz
respeito à evasão, a pesquisa mostrou a situação real dos índices de evasão no curso,
além de identificar os principais motivadores e de buscar informações sobre a situação
escolar dos alunos evadidos. A pesquisa também identificou as componentes
curriculares que os alunos permanecentes possuem mais dificuldades e as que
possuem índices de reprovação mais elevados. A evasão e retenção são problemas
que afetam todas as modalidades de ensino e trazem consequências para o indivíduo
evadido, para instituição de ensino, para a sociedade e para sistema politico. Desta
forma conclui-se que é de extrema importância a redução dos índices de evasão e
retenção. Entretanto esta não é uma tarefa fácil, o estudo sobre esses indicadores
discentes são complexos e requer uma análise profunda sobre todos os indivíduos
envolvidos. A ciência dos motivadores de evasão são primordiais para qualquer
tomada de decisão visando manter o aluno na escola, sem o conhecimento dos
fatores que levam a evasão é praticamente impossível elaborar políticas de
permanência eficazes. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Evasão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Permanência |
pt_BR |
dc.subject |
Retenção |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Curso Técnico Concomitante |
pt_BR |
dc.title |
Evasão e retenção dos alunos nos primeiros módulos do curso técnico concomitante em eletrotécnica no IFF- Câmpus Itaperuna |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização em formação pedagógica para a docência na educação profissional e tecnológica |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution.department |
Cerfeard |
pt_BR |
local.institution |
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA |
pt_BR |