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Evasão e retenção dos alunos nos primeiros módulos do curso técnico concomitante em eletrotécnica no IFF- Câmpus Itaperuna

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dc.contributor.advisor Dos Anjos Lopes Viella, Maria
dc.contributor.author Coelho, Walquer Vinicius Kifer
dc.date.accessioned 2019-05-14T16:21:19Z
dc.date.available 2019-05-14T16:21:19Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/744
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta os resultados obtidos com a pesquisa sobre evasão e retenção no curso concomitante técnico em eletrotécnica ofertado pelo Instituto Federal Fluminense – Campus Itaperuna. Os dados processados na pesquisa foram obtidos junto ao registro acadêmico e através de questionários aplicados ao corpo docente do curso, aos alunos permanecentes e aos alunos evadidos. No que diz respeito à evasão, a pesquisa mostrou a situação real dos índices de evasão no curso, além de identificar os principais motivadores e de buscar informações sobre a situação escolar dos alunos evadidos. A pesquisa também identificou as componentes curriculares que os alunos permanecentes possuem mais dificuldades e as que possuem índices de reprovação mais elevados. A evasão e retenção são problemas que afetam todas as modalidades de ensino e trazem consequências para o indivíduo evadido, para instituição de ensino, para a sociedade e para sistema politico. Desta forma conclui-se que é de extrema importância a redução dos índices de evasão e retenção. Entretanto esta não é uma tarefa fácil, o estudo sobre esses indicadores discentes são complexos e requer uma análise profunda sobre todos os indivíduos envolvidos. A ciência dos motivadores de evasão são primordiais para qualquer tomada de decisão visando manter o aluno na escola, sem o conhecimento dos fatores que levam a evasão é praticamente impossível elaborar políticas de permanência eficazes. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Evasão escolar pt_BR
dc.subject Permanência pt_BR
dc.subject Retenção pt_BR
dc.subject Educação Profissional pt_BR
dc.subject Curso Técnico Concomitante pt_BR
dc.title Evasão e retenção dos alunos nos primeiros módulos do curso técnico concomitante em eletrotécnica no IFF- Câmpus Itaperuna pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso de Especialização em formação pedagógica para a docência na educação profissional e tecnológica pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution.department Cerfeard pt_BR
local.institution INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA pt_BR


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