Resumo:
O presente trabalho apresenta os resultados obtidos com a pesquisa sobre evasão e
retenção no curso concomitante técnico em eletrotécnica ofertado pelo Instituto
Federal Fluminense – Campus Itaperuna. Os dados processados na pesquisa foram
obtidos junto ao registro acadêmico e através de questionários aplicados ao corpo
docente do curso, aos alunos permanecentes e aos alunos evadidos. No que diz
respeito à evasão, a pesquisa mostrou a situação real dos índices de evasão no curso,
além de identificar os principais motivadores e de buscar informações sobre a situação
escolar dos alunos evadidos. A pesquisa também identificou as componentes
curriculares que os alunos permanecentes possuem mais dificuldades e as que
possuem índices de reprovação mais elevados. A evasão e retenção são problemas
que afetam todas as modalidades de ensino e trazem consequências para o indivíduo
evadido, para instituição de ensino, para a sociedade e para sistema politico. Desta
forma conclui-se que é de extrema importância a redução dos índices de evasão e
retenção. Entretanto esta não é uma tarefa fácil, o estudo sobre esses indicadores
discentes são complexos e requer uma análise profunda sobre todos os indivíduos
envolvidos. A ciência dos motivadores de evasão são primordiais para qualquer
tomada de decisão visando manter o aluno na escola, sem o conhecimento dos
fatores que levam a evasão é praticamente impossível elaborar políticas de
permanência eficazes.