Resumo:
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é, cada vez mais, preocupação e ocupação de
pesquisadores interessados em compreender o que, de fato, constitui ausência ou baixa qualidade de vida no dia a dia dos que trabalham, sejam estes vinculados aos órgãos públicos ou à iniciativa privada. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo; identificar os principais fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho desses professores segundo as suas percepções, tendo como base o modelo de Walton (1973). Para tal, que é comporto por oito indicadores envolvendo questões internas e externas às organizações. Metodologicamente foi uma pesquisa predominantemente quantitativa; cujos dados, mesmo os resumidos em tabelas e gráficos, foram descritos. E do ponto de vista dos procedimentos técnicos, contou com aplicação de pesquisa bibliográfica, levantamentos com aplicação de entrevista (diretora), questionário (trinta e cinco professores) e observação. Já os resultados demonstram que para nenhum dos oito indicadores, o somatório das quantidades de professores com satisfação (Muito satisfeito + Satisfeito) supera a união dos insatisfeitos (Muito Insatisfeito + Insatisfeito) com os Indiferentes, ou seja, o grupo no geral, está mais insatisfeito que satisfeito. Chama a atenção que as condições de trabalho não estão relacionadas à estrutura física. E por fim, sugere-se capacitações sobre as metodologias ativas, incentivar o uso do celular na sala de aula como ferramenta tecnológica, incentivo à participação em feiras, como a de matemática.