Resumo:
O artigo investiga como a gestão pública da Educação Profissional e Tecnológica (EPT),
associa-se às ações quais possam refletir na gestão da evasão de alunos. O estudo é
direcionado para a atuação do gestor do polo de ensino presencial do programa Mediotec em
Timbó Grande, dentro do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no primeiro semestre
letivo do ano de 2018, onde são contextualizados: o programa Mediotec, com ênfase na
gestão administrativa local do polo e, também, o papel de cada agente envolvido no
desenvolvimento desta modalidade ensino, além de uma abordagem das atribuições do gestor
e as dificuldades encontradas. O estudo de campo, foi a metodologia utilizada para o
desenvolvimento do trabalho, investigando os paradigmas da gestão frente aos desafios
encontrados, ilustrando os agravantes quais refletem na permanência e êxito dos alunos.
Como conclusão, apresenta-se as dificuldades da gestão em reverter de forma efetiva o
cenário do crescente número de evasão sofridos, no polo estudado.