dc.contributor.advisor |
Coelho, Giselle Floriano |
|
dc.contributor.author |
Martins, Renata de Figueiredo |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-14T20:45:23Z |
|
dc.date.available |
2019-05-14T20:45:23Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/766 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho pretende analisar o processo de gestão de conflito escolar em uma escola do Estado de Santa Catarina, na qual os índices de registros em livros de ocorrência são bastante elevados. O objetivo deste trabalho é fornecer novas propostas para melhoria do ambiente escolar, por meio de um processo de mediação eficiente nos conflitos escolares. Para isso, é necessário o reconhecimento do perfil dos relacionamentos interpessoais ocorridos na escola, tendo por base os relatos dos registros de enfrentamentos postos no livro de ocorrências escolar. Utilizamos o método de análise documental e também a revisão bibliográfica na busca das informações para o desenvolvimento do efetivo estudo. Diante das análises foi constatado que os registros não oferecem subsídios para os processos de análise e mediação dos conflitos. Frente a isso serão propostas algumas ações que visam sistematizar os registros de ocorrências através de um formulário específico que viabilize informações suficientes para a mediação. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
clima escolar |
pt_BR |
dc.subject |
conflito escolar |
pt_BR |
dc.subject |
mediação |
pt_BR |
dc.title |
Gestão de conflitos e o clima escolar: |
pt_BR |
dc.title.alternative |
um caso de estudo em uma escola de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution.department |
Cerfeard |
pt_BR |
local.institution |
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA |
pt_BR |