Resumo:
No ano de 2017 o Campus Criciúma disponibilizou 1.600 vagas nos cursos de Formação Inicial e Continuada, teve 1.246 matriculados, mas só 528 concluintes; isso representa 42,37 % de integralizados. Falhas de aspecto administrativo são possíveis fatores que podem contribuir para o baixo número de concluintes. Este artigo aborda os motivos que causam a evasão escolar nos cursos de Formação Inicial e Continuada, e procura criar sugestões de estratégias para evitar o abandono dos cursos pelos estudantes. O artigo foi desenvolvimento de um estudo embasado no anuário estatístico de 2017 dos Cursos de Formação Inicial e Continuada do IFSC- Campus Criciúma e também nos diários de classe de turma. Identificou que no ano de 2017. O estudo tem como contribuição demonstrar como o uso das funções administrativas utilizadas na administração pública por gestores públicos pode auxiliar a evitar a vasão. As funções administrativas, tais como, planejamento, direção, organização e controle, são ferramentas que podem contribuir para alcançar a missão e os objetivos da instituição, como o bem social, a educação de qualidade, a permanência e o êxito. O trabalho deste artigo foi embasado em experiências laborais realizadas no Instituído Federal de Santa Catarina Campus Criciúma, mais especificamente no setor imbuído do Registro Acadêmico, responsável por levantar informações do Anuário Estatísticos embasado nos diários de classe.