Repositório Institucional

Os desafios da coordenação pedagógica na Educação Profissional Tecnológica no Instituto Federal Fluminense

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Camillo , Eliane Juraski
dc.contributor.author Souza, Maisa Luciana Santos de
dc.date.accessioned 2019-05-16T18:10:31Z
dc.date.available 2019-05-16T18:10:31Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/770
dc.description.abstract O Coordenador Pedagógico possui papel crucial na equipe gestora, atuando tanto na área pedagógica, quanto na função político-administrativa. Dentre as sua principal atribuições, uma de destaque, é garantir a aprendizagem dos alunos por meio da conexão dos trabalhos desenvolvidos pelos diversos docentes. Sendo assim, esse trabalho tem como pressuposto compreender os processos de construção da sua identidade profissional, assim como descrever as atribuições teóricas, conhecer o trabalho que é realizado na prática cotidiana e os desafios que são encontrados por esses profissionais em dois campi do Instituto Federal Fluminense, denominados A e B. Dentro desse contexto, foram escolhidos 4 cursos de ambos os campus, totalizando 8 coordenadores. Para uma melhor identificação, os 4 cursos do campus A, foram citados como A1, A2, A3 e A4. Assim como os cursos do campus B (B1, B2, B3 e B4). A abordagem tipo descritiva com uma natureza aplicada, foi o método utilizado de pesquisa. Como resultado, foi observado, em ambos os campi, que há carência de formação e capacitação desses profissionais, principalmente na área pedagógica. Desta monta, nota-se que os coordenadores exercem mais ações administrativas em detrimento das pedagógicas. Consequentemente, suas ações devem ser repensadas, visto que está à frente do trabalho pedagógico do Instituto e deve promover reflexões do processo de ensino-aprendizagem, com a participação de todos os sujeitos envolvidos. Dentro desse universo, se faz necessário uma intervenção para que o importante papel dos coordenadores seja exercido em sua plenitude nos Institutos Federais analisados. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Coordenação Pedagógica pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title Os desafios da coordenação pedagógica na Educação Profissional Tecnológica no Instituto Federal Fluminense pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso de Especialização lato sensu em Formação Pedagógica para a Docência na Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution.department Cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta