Resumo:
O Coordenador Pedagógico possui papel crucial na equipe gestora,
atuando tanto na área pedagógica, quanto na função político-administrativa.
Dentre as sua principal atribuições, uma de destaque, é garantir a aprendizagem
dos alunos por meio da conexão dos trabalhos desenvolvidos pelos diversos
docentes. Sendo assim, esse trabalho tem como pressuposto compreender os
processos de construção da sua identidade profissional, assim como descrever
as atribuições teóricas, conhecer o trabalho que é realizado na prática cotidiana
e os desafios que são encontrados por esses profissionais em dois campi do
Instituto Federal Fluminense, denominados A e B. Dentro desse contexto, foram
escolhidos 4 cursos de ambos os campus, totalizando 8 coordenadores. Para
uma melhor identificação, os 4 cursos do campus A, foram citados como A1, A2,
A3 e A4. Assim como os cursos do campus B (B1, B2, B3 e B4). A abordagem
tipo descritiva com uma natureza aplicada, foi o método utilizado de pesquisa.
Como resultado, foi observado, em ambos os campi, que há carência de
formação e capacitação desses profissionais, principalmente na área
pedagógica. Desta monta, nota-se que os coordenadores exercem mais ações
administrativas em detrimento das pedagógicas. Consequentemente, suas
ações devem ser repensadas, visto que está à frente do trabalho pedagógico do
Instituto e deve promover reflexões do processo de ensino-aprendizagem, com
a participação de todos os sujeitos envolvidos. Dentro desse universo, se faz
necessário uma intervenção para que o importante papel dos coordenadores
seja exercido em sua plenitude nos Institutos Federais analisados.