dc.contributor.advisor |
Camillo, Eliane Juraski |
|
dc.contributor.author |
Tozatto, Alessandra |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-16T18:24:49Z |
|
dc.date.available |
2019-05-16T18:24:49Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/772 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho é fruto uma pesquisa qualitativa no Instituto Federal Fluminense
campus Itaperuna, localizada no noroeste fluminense, onde desenvolveu-se um
espaço de diálogo para que os alunos expusessem suas considerações sobre o
fracasso escolar e como ele é significado em suas trajetórias escolares. Optou-se por
realizar uma pesquisa-ação educacional através de grupos de encontro baseados na
teoria de Carl R. Rogers. Participaram dos encontros 10 alunos e ex-alunos do ensino
médio integrado ao técnico. Com os grupos, pudemos identificar demandas não
percebidas pela escola e que causam dificuldades no processo de ensinoaprendizagem e permanência do aluno na escola. Os encontros aconteceram
semanalmente durante o mês de Abril de 2017 e foram significativos para trazer uma
nova perspectiva sobre os altos índices de fracasso escolar que a instituição vem
apresentando. Em seus discursos os alunos apresentaram conflitos sociais e relatos
de que não reconhecem seus resultados escolares como fracasso. A pesquisa tem
como principal aporte teórico obras de Carl R. Rogers, Paulo Freire, Mauro Amatuzzi,
Jorge Larrosa, Sonia Penin, Maria Teresa Esteban e Edgar Morin. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Fracasso escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Instituto Federal |
pt_BR |
dc.subject |
Grupos de encontro |
pt_BR |
dc.title |
Subjetividade e trajetória escolar |
pt_BR |
dc.title.alternative |
O que nos ensina quem fracassa? |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização lato sensu em Formação Pedagógica para a Docência na Educação Profissional e Tecnológica |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution.department |
Cerfead |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |