Resumo:
O presente trabalho é fruto uma pesquisa qualitativa no Instituto Federal Fluminense
campus Itaperuna, localizada no noroeste fluminense, onde desenvolveu-se um
espaço de diálogo para que os alunos expusessem suas considerações sobre o
fracasso escolar e como ele é significado em suas trajetórias escolares. Optou-se por
realizar uma pesquisa-ação educacional através de grupos de encontro baseados na
teoria de Carl R. Rogers. Participaram dos encontros 10 alunos e ex-alunos do ensino
médio integrado ao técnico. Com os grupos, pudemos identificar demandas não
percebidas pela escola e que causam dificuldades no processo de ensinoaprendizagem e permanência do aluno na escola. Os encontros aconteceram
semanalmente durante o mês de Abril de 2017 e foram significativos para trazer uma
nova perspectiva sobre os altos índices de fracasso escolar que a instituição vem
apresentando. Em seus discursos os alunos apresentaram conflitos sociais e relatos
de que não reconhecem seus resultados escolares como fracasso. A pesquisa tem
como principal aporte teórico obras de Carl R. Rogers, Paulo Freire, Mauro Amatuzzi,
Jorge Larrosa, Sonia Penin, Maria Teresa Esteban e Edgar Morin.