Resumo:
Na atual contextualização econômica de nosso país, onde os recursos demandam que os gastos públicos sejam realizados de forma planejada e inteligente, várias são as metodologias que possibilitam a racionalização desses gastos, e que auxiliam a apuração dos custos nos diversos centros de operação de uma Instituição. O objetivo desta pesquisa é identificar a metodologia de custo por aluno no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus Florianópolis. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas abrangendo conceitos de contabilidade de custos, e em seguida foram realizadas pesquisas documentais aos relatórios de gestão e anuários estatísticos de 2015 a 2017 elaborados pela Instituição. Foram demostrados dados quantitativos referentes aos alunos matriculados, e dados contábeis da instituição - custeio, investimento e empenho. Os Relatórios de Gestão seguem determinações legais, incluindo as deliberações do Tribunal de Contas da União, e nos termos do referido Acórdão, a Instituição apresenta um conjunto de indicadores, que incluem tanto dados financeiros quanto acadêmicos. A metodologia adota nos termos do Acórdão TCU nº 2.267/2005 não considera fatores importantes na composição do custo aluno, e por isso os dados encontrados não se bastam para fundamentar as tomadas de decisões na instituição.