Resumo:
Trata-se de uma pesquisa sobre como o manuseio do aparelho de telefone celular
pode influenciar negativamente no acidente de trânsito nas vias terrestres no Brasil,
onde aborda aspectos sociais relacionados ao uso do celular e o ato de dirigir, bem
como alguns dados estatísticos envolvendo os fenômenos, tendo como objetivo
demonstrar como a utilização do telefone celular durante a dirigibilidade de um
veículo pode contribuir ou ser a causa determinante de um acidente de trânsito nas
vias públicas federais. Discorrendo sobre a temática, tendo como suporte a pesquisa
bibliográfica e dados estatísticos publicados, o trabalho especifica a relação do
celular com o cotidiano de uma pessoa no meio social e na direção de um veículo
automotor. Ainda, discorre sobre o comprometimento do cérebro de uma pessoa
dirigindo e usando o celular, bem como sua consequência no trânsito e conclui com
informações sobre a dinâmica do veículo envolvendo o uso do celular pelo seu
condutor, a perceptibilidade da situação adversa e o tempo de reação para
evitabilidade do acidente.