Resumo:
A quantidade de acidentes de trânsito e, principalmente, a quantidade de feridos e óbitos deles decorrentes é um problema de ordem mundial. No contexto brasileiro, os prejuízos humanos e econômicos decorrentes de acidentes de trânsito são expressivos e requerem providências urgentes. Nesse cenário, o tema do presente trabalho mostra sua pertinência e se justifica, tendo como objetivo analisar o potencial da educação para o trânsito com enfoque direcionado na formação dos condutores como medida para a redução da quantidade e gravidade dos acidentes de trânsito. Para tanto, o procedimento metodológico utilizado é dedutivo, de natureza acadêmica, baseado na pesquisa explicativa, com abordagem qualitativa e amparado em pesquisa bibliográfica e documental. A fundamentação teórica é baseada, principalmente, na literatura correlata, nos relatórios e nos manuais nacionais e internacionais disponíveis, abordando conceitos e entendimentos referentes a acidentes de trânsito, saúde pública e prejuízos humanos e econômicos decorrentes de acidentes de trânsito, principais causas de acidentes de trânsito nas rodovias federais, plano de ação para redução de acidentes e pilares de atuações para a segurança viária. Os resultados obtidos revelam a importância da conscientização dos condutores e dos usuários das vias públicas para melhorar a segurança no trânsito, enfatizando a necessidade de melhorar o sistema de educação para o trânsito do Ensino Infantil ao Ensino Superior, bem como aumentar a carga horária dos Cursos de Formação de Condutores e impulsionar a mudança cultural e comportamental por meio de campanhas educativas maciças e sistemáticas. Por fim, conclui-se que a educação para o trânsito é de suma importância para tornar o trânsito mais seguro.