dc.contributor.advisor |
Corrêa, Denise de Mesquita |
|
dc.contributor.author |
Britto, Everton Artur Borsoi |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-17T13:22:09Z |
|
dc.date.available |
2019-05-17T13:22:09Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/806 |
|
dc.description.abstract |
Verificar o a possibilidade da utilização das tecnologias e conhecimentos apresentados aos alunos durante o curso de Especialização em Perícia de Acidentes de Trânsito. O tema foi escolhido devido às atribuições constitucionais da Polícia Rodoviária Federal, que prevê não somente a realização da perícia, mas também a realização de ações preventivas de acidentes de transito. O estudo foi fundamentado na legislação relacionada ao tema, material acadêmico utilizado durante o curso, literaturas sobre topografia e projetos geométricos de estradas e sistemas do DPRF. Como base para estudo foi analisado o índice de acidentes ocorridos no local escolhido para estudo, durante o período de três anos, com o resultado desta análise podemos demonstrar que não é somente a percepção dos profissionais que indicam este local da rodovia como problemático. Constatado que o local apresenta índices alarmantes de acidentes em relação ao restante da rodovia, realizou-se visitação ao local para análise e registros fotográficos e registros de informações significativas para desenvolver o estudo. Com a utilização de meios tecnológicos de baixa complexidade, foi possível verificar que existe a possibilidade de realizar melhorias no local, proporcionando um aumento do nível de segurança para os condutores, sem a necessidade de intervir no trânsito. Ação que gera riscos e preocupação. Diante do problema encontrado neste segmento da rodovia BR-101 no Estado de Santa Catarina, especificamente no espaçamento de duzentos metros, entre o Km 192,2 e 192,0 no sentido decrescente da via com traçado em curva, concluímos que, o emprego das tecnologias utilizadas para perícia de acidentes de trânsito na prevenção de acidentes é eficaz e faz-se imprescindível para garantir a segurança viária. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Curvas |
pt_BR |
dc.subject |
Superlargura |
pt_BR |
dc.subject |
Superelevação |
pt_BR |
dc.subject |
Centrífuga |
pt_BR |
dc.title |
Relatório técnico-científico |
pt_BR |
dc.title.alternative |
a perícia de acidentes de trânsito, utilizada na prevenção de acidentes, uma análise da curva com problema - BR-101 / Km 192 |
pt_BR |
dc.type |
Technical Report |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização lato sensu em Perícia de Acidentes de Trânsito |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |