Repositório Institucional

Relatório técnico-científico

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dc.contributor.advisor Corrêa, Denise de Mesquita
dc.contributor.author Britto, Everton Artur Borsoi
dc.date.accessioned 2019-05-17T13:22:09Z
dc.date.available 2019-05-17T13:22:09Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/806
dc.description.abstract Verificar o a possibilidade da utilização das tecnologias e conhecimentos apresentados aos alunos durante o curso de Especialização em Perícia de Acidentes de Trânsito. O tema foi escolhido devido às atribuições constitucionais da Polícia Rodoviária Federal, que prevê não somente a realização da perícia, mas também a realização de ações preventivas de acidentes de transito. O estudo foi fundamentado na legislação relacionada ao tema, material acadêmico utilizado durante o curso, literaturas sobre topografia e projetos geométricos de estradas e sistemas do DPRF. Como base para estudo foi analisado o índice de acidentes ocorridos no local escolhido para estudo, durante o período de três anos, com o resultado desta análise podemos demonstrar que não é somente a percepção dos profissionais que indicam este local da rodovia como problemático. Constatado que o local apresenta índices alarmantes de acidentes em relação ao restante da rodovia, realizou-se visitação ao local para análise e registros fotográficos e registros de informações significativas para desenvolver o estudo. Com a utilização de meios tecnológicos de baixa complexidade, foi possível verificar que existe a possibilidade de realizar melhorias no local, proporcionando um aumento do nível de segurança para os condutores, sem a necessidade de intervir no trânsito. Ação que gera riscos e preocupação. Diante do problema encontrado neste segmento da rodovia BR-101 no Estado de Santa Catarina, especificamente no espaçamento de duzentos metros, entre o Km 192,2 e 192,0 no sentido decrescente da via com traçado em curva, concluímos que, o emprego das tecnologias utilizadas para perícia de acidentes de trânsito na prevenção de acidentes é eficaz e faz-se imprescindível para garantir a segurança viária. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Curvas pt_BR
dc.subject Superlargura pt_BR
dc.subject Superelevação pt_BR
dc.subject Centrífuga pt_BR
dc.title Relatório técnico-científico pt_BR
dc.title.alternative a perícia de acidentes de trânsito, utilizada na prevenção de acidentes, uma análise da curva com problema - BR-101 / Km 192 pt_BR
dc.type Technical Report pt_BR
local.institution.discipline Curso de Especialização lato sensu em Perícia de Acidentes de Trânsito pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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