Resumo:
Verificar o a possibilidade da utilização das tecnologias e conhecimentos apresentados aos alunos durante o curso de Especialização em Perícia de Acidentes de Trânsito. O tema foi escolhido devido às atribuições constitucionais da Polícia Rodoviária Federal, que prevê não somente a realização da perícia, mas também a realização de ações preventivas de acidentes de transito. O estudo foi fundamentado na legislação relacionada ao tema, material acadêmico utilizado durante o curso, literaturas sobre topografia e projetos geométricos de estradas e sistemas do DPRF. Como base para estudo foi analisado o índice de acidentes ocorridos no local escolhido para estudo, durante o período de três anos, com o resultado desta análise podemos demonstrar que não é somente a percepção dos profissionais que indicam este local da rodovia como problemático. Constatado que o local apresenta índices alarmantes de acidentes em relação ao restante da rodovia, realizou-se visitação ao local para análise e registros fotográficos e registros de informações significativas para desenvolver o estudo. Com a utilização de meios tecnológicos de baixa complexidade, foi possível verificar que existe a possibilidade de realizar melhorias no local, proporcionando um aumento do nível de segurança para os condutores, sem a necessidade de intervir no trânsito. Ação que gera riscos e preocupação. Diante do problema encontrado neste segmento da rodovia BR-101 no Estado de Santa Catarina, especificamente no espaçamento de duzentos metros, entre o Km 192,2 e 192,0 no sentido decrescente da via com traçado em curva, concluímos que, o emprego das tecnologias utilizadas para perícia de acidentes de trânsito na prevenção de acidentes é eficaz e faz-se imprescindível para garantir a segurança viária.