Repositório Institucional

Integração de Tecnologias Digitais no Ensino de Química na Educação Inclusiva para alunos do Ensino Médio do município de Canoinhas/SC

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Abreu, Alexandre A. A. M. de
dc.contributor.author Kowal, Alcemir Nabir
dc.contributor.author Portela, Thiago Aguiar
dc.date.accessioned 2019-05-17T17:01:24Z
dc.date.available 2019-05-17T17:01:24Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/818
dc.description.abstract Apesar da grande evolução tecnológica, os docentes (especialmente da rede pública) insistem em utilizar métodos tradicionais de ensino, o qual demonstra índice de aproveitamento inferior ao que envolve o uso das tecnologias disponíveis para ensino. A química, por ser uma matéria complexa e integrante da grade curricular obrigatória, para uma compreensão de seu tema exige muito do professor e dos alunos, principalmente dos participantes de ações inclusivas. Assim, as tecnologias de ensino (softwares, jogos...) fazem uma ponte entre o conteúdo, o aluno e o professor, auxiliando na compreensão e absorção do conteúdo explicado. Com isso, buscou-se integrar essas tecnologias digitais no ensino de química para os alunos com necessidades específicas, na cidade de Canoinhas/SC. Através de um levantamento bibliográfico e com o auxílio de alunos com de alunos com necessidades específicas, foram elaboradas as metodologias e escolhidas as ferramentas adequadas para abordar o conteúdo, elaborou-se e aplicou-se oficinas seguidas de questionários avaliativos para verificar e comparar os resultados dos alunos portadores de necessidades com os demais colegas de turma. Dos 79 alunos participantes do projeto, apenas 8 obtiveram média inferior a 60% na avaliação, demonstrando assim uma ótima absorção do conteúdo de forma geral. Ao concluir os trabalhos, apesar das inúmeras alterações que se fizeram necessárias para a aplicação da metodologia, chegou-se a um resultado positivo, entretanto, sabe-se que para a efetiva aplicação em sala de aula, serve somente de exemplo, por exigir um trabalho mais complexo e adaptado para o cotidiano de cada aluno/professor. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Integração de Tecnologias Digitais no Ensino de Química na Educação Inclusiva para alunos do Ensino Médio do município de Canoinhas/SC pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso de Especialização em Tecnologias para Educação Profissional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution.department Cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta