Resumo:
Este trabalho busca identificar se a via tem influência na ocorrência de acidentes, para isso foi escolhido o trecho da BR 470 em Santa Catarina, do KM 100 ao KM
201. Apresenta método numérico somando os acidentes de cada local e formulas, para descobrir raio das curvas e superelevação, a fim de identificar possíveis erros de engenharia e características da via que possam contribuir na ocorrência de acidentes. Levantou-se, por meio de pesquisa de campo, de forma detalhada as características, quanto a relevo, cruzamentos, travessias urbanas e outras influências do trecho pesquisado. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, foi realizado levantamento estatístico de acidentes, dos anos de 2012 a 2016, quilometro por quilometro, foram identificados quinze locais que mais ocorreram acidentes em cada ano. Realizou-se pesquisa descritiva dos quinze locais identificados, bem como foram somados os acidentes ocorridos em cada local nos cinco anos e se chegou aos quinze locais de maior ocorrência de acidentes nos cinco anos pesquisados. Analisou-se cada local, por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa, verificando a existência de defeitos e características que possam influenciar na ocorrência de acidentes. Por fim foi apresentado sugestões para tornar os locais de maior influência de acidentes mais seguros.