Repositório Institucional

Proposição de ensino híbrido com gamificação no ensino profissionalizante

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Eli Lopes da
dc.contributor.author Ruteski, Diane
dc.contributor.author Anjos, Vanuza dos
dc.date.accessioned 2019-05-17T17:23:37Z
dc.date.available 2019-05-17T17:23:37Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/824
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo geral propor prática de ensino híbrido com gamificação no ensino profissionalizante, por meio da investigação, junto aos professores de uma escola em Canoinhas/SC, das estratégias pedagógicas utilizadas por eles que, implicitamente, poderiam ser caracterizadas como gamificação. A gamificação consiste em utilizar as práticas dos jogos em atividades escolares, de forma a motivar os alunos. O ensino híbrido pode ser utilizado como aliado na personificação do ensino, visto que os estudantes tem ritmos de aprendizados diferentes. O tema deste trabalho foi escolhido visto a curiosidade em descobrir quais são as práticas que os professores já utilizam em sala de aula que podem ser classificadas como gamificação, mesmo que sejam usadas sem essa intencionalidade. A metodologia utilizada foi dividida em duas partes: sendo a primeira uma pesquisa bibliográfica a respeito do tema proposto, e a segunda uma pesquisa exploratória aplicada através de questionários com perguntas semiestruturadas, impressos e on-line através de aplicativo. Como base teórica principal foram utilizados dois conceitos principais: o de ensino híbrido e da gamificação. Enquanto o primeiro prevê uma escola conectada com a tecnologia, visto que o ensino tem uma parte sem tecnologia e outra com – nesse caso principalmente on-line – o que é o próprio conceito de híbrido; a segunda prevê uso de atributos ou técnicas de jogo em situações de não jogo. Como resultados são apresentadas as práticas pedagógicas que, implicitamente, podem ser caracterizadas como gamificadas. Como resultados, apresentamos possibilidades de uso das próprias práticas investigadas em estratégias de gamificação e como forma de ensino híbrido. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Ensino híbrido pt_BR
dc.subject Motivação pt_BR
dc.subject Inovação pt_BR
dc.title Proposição de ensino híbrido com gamificação no ensino profissionalizante pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso de Especialização em Tecnologias para Educação Profissional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta