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O presente trabalho tem como objetivo geral propor prática de ensino híbrido com
gamificação no ensino profissionalizante, por meio da investigação, junto aos
professores de uma escola em Canoinhas/SC, das estratégias pedagógicas utilizadas
por eles que, implicitamente, poderiam ser caracterizadas como gamificação. A
gamificação consiste em utilizar as práticas dos jogos em atividades escolares, de forma
a motivar os alunos. O ensino híbrido pode ser utilizado como aliado na personificação
do ensino, visto que os estudantes tem ritmos de aprendizados diferentes. O tema deste
trabalho foi escolhido visto a curiosidade em descobrir quais são as práticas que os
professores já utilizam em sala de aula que podem ser classificadas como gamificação,
mesmo que sejam usadas sem essa intencionalidade. A metodologia utilizada foi
dividida em duas partes: sendo a primeira uma pesquisa bibliográfica a respeito do tema
proposto, e a segunda uma pesquisa exploratória aplicada através de questionários com
perguntas semiestruturadas, impressos e on-line através de aplicativo. Como base
teórica principal foram utilizados dois conceitos principais: o de ensino híbrido e da
gamificação. Enquanto o primeiro prevê uma escola conectada com a tecnologia, visto
que o ensino tem uma parte sem tecnologia e outra com – nesse caso principalmente
on-line – o que é o próprio conceito de híbrido; a segunda prevê uso de atributos ou
técnicas de jogo em situações de não jogo. Como resultados são apresentadas as
práticas pedagógicas que, implicitamente, podem ser caracterizadas como gamificadas.
Como resultados, apresentamos possibilidades de uso das próprias práticas
investigadas em estratégias de gamificação e como forma de ensino híbrido. |
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