dc.contributor.advisor |
Maia, Anneliese Migosky |
|
dc.contributor.author |
Machado, Paulo Sérgio |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-17T17:57:50Z |
|
dc.date.available |
2019-05-17T17:57:50Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/833 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo identificar os parâmetros para definição da velocidade máxima da rodovia, bem como a respectiva sinalização nos pontos críticos, visando orientar os peritos da Polícia Rodoviária Federal na elaboração dos laudos periciais. Buscou-se identificar os métodos adotados no Brasil para definição da velocidade máxima da rodovia e na sequencia caracterizando-os. Ressaltou-se a sinalização adequada para os pontos críticos, definindo-se as distâncias necessárias e o posicionamento das placas R-19. Procurou-se mostrar que a definição inadequada da velocidade máxima ou a sinalização incorreta num trecho da rodovia pode modificar a causa direta do acidente. Portanto, o perito deve estar atento a estas variáveis quando da elaboração do laudo pericial. Baseando-se no Laudo Pericial elaborou-se demonstrativo da correta distância das placas para o local. Conclui-se que os parâmetros adotados pelos estudos de engenharia não estão atualmente dimensionados e o peso de cada um deles depende do órgão executivo rodoviário. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Velocidade |
pt_BR |
dc.subject |
Velocidade máxima |
pt_BR |
dc.subject |
Sinalização |
pt_BR |
dc.subject |
Laudo pericial |
pt_BR |
dc.subject |
Parâmetros |
pt_BR |
dc.title |
Relatório técnico-científico |
pt_BR |
dc.title.alternative |
parâmetros para definição da velocidade máxima da rodovia |
pt_BR |
dc.type |
Technical Report |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização lato sensu em Perícia de Acidentes de Trânsito |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |