Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo identificar os parâmetros para definição da velocidade máxima da rodovia, bem como a respectiva sinalização nos pontos críticos, visando orientar os peritos da Polícia Rodoviária Federal na elaboração dos laudos periciais. Buscou-se identificar os métodos adotados no Brasil para definição da velocidade máxima da rodovia e na sequencia caracterizando-os. Ressaltou-se a sinalização adequada para os pontos críticos, definindo-se as distâncias necessárias e o posicionamento das placas R-19. Procurou-se mostrar que a definição inadequada da velocidade máxima ou a sinalização incorreta num trecho da rodovia pode modificar a causa direta do acidente. Portanto, o perito deve estar atento a estas variáveis quando da elaboração do laudo pericial. Baseando-se no Laudo Pericial elaborou-se demonstrativo da correta distância das placas para o local. Conclui-se que os parâmetros adotados pelos estudos de engenharia não estão atualmente dimensionados e o peso de cada um deles depende do órgão executivo rodoviário.