dc.contributor.advisor |
Morari, Delma Cristiane |
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dc.contributor.author |
Ferreira, Rodrigo Araujo |
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dc.date.accessioned |
2019-05-17T18:12:24Z |
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dc.date.available |
2019-05-17T18:12:24Z |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/838 |
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dc.description.abstract |
O propósito inicial da presente pesquisa é conhecer um pouco mais sobre os retornos rodoviários em nível instalados nas rodovias federais de pista dupla. É apresentado um breve referencial teórico no intuito de demonstrar e conceituar os modelos de retorno utilizados, além de identificar os tipos de acidentes de trânsito mais comuns que ocorrem nestes locais. Concomitantemente é realizada uma análise dos levantamentos de acidentes realizados pela Polícia Rodoviária Federal, já que a abrangência deste estudo se dá no trecho sob sua circunscrição, na rodovia BR 101, entre as cidades de Araquari e Penha, ambos no estado de Santa Catarina. Ao final, as informações serviram como embasamento para demonstrar que o retorno em nível do tipo A é o mais seguro, no entanto só deve ser instalado em casos de extrema necessidade, já que o fechamento de um retorno exerce influência direta na redução de acidentes de trânsito nas rodovias de pista dupla. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Acidentes de trânsito |
pt_BR |
dc.subject |
Retorno rodoviário |
pt_BR |
dc.subject |
Rodovia |
pt_BR |
dc.title |
Análise da efetividade do fechamento de retornos em nível para redução dos acidentes de trânsito na Br 101 entre os municípios catarinenses de Araquari e Penha |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização lato sensu em Perícia de Acidentes de Trânsito |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |