Resumo:
Com a alta competitividade do mercado, cada fator que pode destacar o empreendimento
hoteleiro deve ser estudado e analisado de uma forma que impacte de maneira positiva sobre a
venda do seu serviço. A presente pesquisa buscou analisar o fator de atratividade da Avenida
Paulista para os hotéis ao seu entorno.
Realizou-se uma pesquisa científica aplicada, sendo um estudo exploratório e de natureza
descritiva seguindo uma lógica dedutiva. Possuindo como base estudada um referencial
teórico. Teve uma abordagem quantitativa, e uma amostra não probabilística por
acessibilidade. O instrumento de levantamento de dados foi um questionário online e
presencial que abordou 173 pessoas, entre outubro e novembro de 2017.
O principal resultado com a pesquisa foi o grande número de respondentes que não se
hospedaram na Avenida e que se os valores fossem mais acessíveis, se hospedariam.
Também foi possível analisar com a pesquisa os fatores que mais atraem os turistas para a
região, sendo o MASP, Shoppings e artistas de rua.
Descrição:
Due to the high market competitiveness, every factor that could highlight the hotel business
must be studied and analysed in a way that positively impacts the sale of its services.
Research was conducted in order to analyse the attractiveness factor of Avenida Paulista in
the hotels located in its surroundings. Moreover, an applied scientifc research was carried
out, which was an exploratory study of descriptive nature following a deductive logic. The
research used a theoretical reference, a quantitative apporach and a non-probabilistic sample
for accessibility. The data collection instrument was an online and face-to-face questionnaire
that was answered by 173 people between October and November of 2017. The main
outcome of the research was that the large number of respondents never stayed in a hotel in
Avenida Paulista and that if the rates were more accessible, they would consider staying there.
It was also possible to analyse the factors that attracted many tourists to the region, being the
MASP, Shopping and street artists the most popular ones.
Key-words: Paulista Avenue; tourist attractions; hotels.