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dc.contributor.advisor Silva, Marimar da
dc.contributor.author Cordeiro, Andressa Barbosa
dc.date.accessioned 2019-06-14T12:34:31Z
dc.date.available 2019-06-14T12:34:31Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/873
dc.description Recent studies relating the phenomena: English language, as a lingua franca, and globalization have been showing the importance of language mastery in hotel management. However, there are still few studies that seek to understand its effects on professional performance from the perspective of the professional. Aiming to broaden this understanding, this study focuses on understanding the extent to which the communicative competence in English impacts the professional performance of hotel reception desk employees while welcoming the foreign guest. For this qualitative-interpretative study, 3 different hotel typologies in Florianópolis-SC and 11 participants were selected. The data were obtained through an electronic questionnaire and face-to-face interviews with the participants, in 2017, and categorized and validated by theoretical comparison. The analysis of the data revealed that the communicative competence in English can impact positively or negatively the professional performance of the hotel employee, depending on his/her level of competence in the language and personality traits, which can have similar consequences to hotel management. Due to the limitation of its scope, this study suggests the expansion of the context investigated in order to corroborate, refute and/or amplify the results of the present study. Keywords: Globalization; Hotel Industry; Communicative competence; English language. pt_BR
dc.description.abstract Estudos recentes relacionando os fenômenos: língua inglesa, como língua franca, e globalização vêm mostrando a importância do domínio de idiomas na gestão hoteleira. Entretanto ainda são escassos os estudos que buscam entender os efeitos deste na performance profissional da perspectiva do próprio profissional. Visando ampliar essa compreensão, este estudo tem como objetivo entender em que medida a competência comunicativa em inglês impacta a performance profissional de colaboradores do setor de recepção hoteleiro no acolhimento ao hóspede estrangeiro. Para o estudo, de natureza qualitativo-interpretativa, foram selecionados 3 hotéis de diferentes tipologias, em Florianópolis/SC, e 11 participantes do setor. Os dados foram obtidos por meio de questionário eletrônico e de entrevistas com os participantes, em 2017, e foram categorizados e validados por confronto teórico. A análise dos dados revelou que a competência comunicativa em língua inglesa pode impactar positivamente ou negativamente na performance profissional do colaborador do setor hoteleiro, dependendo do nível de competência deste no idioma e de traços de personalidade, podendo trazer consequências equivalentes para a gestão hoteleira. Devido à limitação do seu escopo, este estudo sugere a ampliação do contexto estudado no sentido de corroborar, refutar e/ou ampliar os resultados do presente estudo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Globalização; Hotelaria; Competência comunicativa; Língua Inglesa pt_BR
dc.title Sucesso ou insucesso?! pt_BR
dc.title.alternative o impacto da competência comunicativa em língua inglesa na performance profissional dos colaboradores do setor de recepção na hotelaria no centro de Florianópolis-SC pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Curso superior de tecnologia em Hotelaria pt_BR
local.institution.campus cte pt_BR
local.institution INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA pt_BR


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