Resumo:
Estudos recentes relacionando os fenômenos: língua inglesa, como língua franca, e
globalização vêm mostrando a importância do domínio de idiomas na gestão hoteleira. Entretanto
ainda são escassos os estudos que buscam entender os efeitos deste na performance profissional da
perspectiva do próprio profissional. Visando ampliar essa compreensão, este estudo tem como
objetivo entender em que medida a competência comunicativa em inglês impacta a performance
profissional de colaboradores do setor de recepção hoteleiro no acolhimento ao hóspede estrangeiro.
Para o estudo, de natureza qualitativo-interpretativa, foram selecionados 3 hotéis de diferentes
tipologias, em Florianópolis/SC, e 11 participantes do setor. Os dados foram obtidos por meio de
questionário eletrônico e de entrevistas com os participantes, em 2017, e foram categorizados e
validados por confronto teórico. A análise dos dados revelou que a competência comunicativa em
língua inglesa pode impactar positivamente ou negativamente na performance profissional do
colaborador do setor hoteleiro, dependendo do nível de competência deste no idioma e de traços de
personalidade, podendo trazer consequências equivalentes para a gestão hoteleira. Devido à
limitação do seu escopo, este estudo sugere a ampliação do contexto estudado no sentido de
corroborar, refutar e/ou ampliar os resultados do presente estudo.
Descrição:
Recent studies relating the phenomena: English language, as a lingua franca, and
globalization have been showing the importance of language mastery in hotel management.
However, there are still few studies that seek to understand its effects on professional performance
from the perspective of the professional. Aiming to broaden this understanding, this study focuses
on understanding the extent to which the communicative competence in English impacts the
professional performance of hotel reception desk employees while welcoming the foreign guest. For
this qualitative-interpretative study, 3 different hotel typologies in Florianópolis-SC and 11
participants were selected. The data were obtained through an electronic questionnaire and
face-to-face interviews with the participants, in 2017, and categorized and validated by theoretical
comparison. The analysis of the data revealed that the communicative competence in English can
impact positively or negatively the professional performance of the hotel employee, depending on
his/her level of competence in the language and personality traits, which can have similar
consequences to hotel management. Due to the limitation of its scope, this study suggests the
expansion of the context investigated in order to corroborate, refute and/or amplify the results of the
present study.
Keywords: Globalization; Hotel Industry; Communicative competence; English language.