dc.contributor.advisor |
Valer, Salete |
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dc.contributor.author |
Carlos, Franciele |
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dc.date.accessioned |
2019-06-14T16:05:04Z |
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dc.date.available |
2019-06-14T16:05:04Z |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/879 |
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dc.description |
The study of the internal communication in the organizational context has attracted the
attention of various researchers and managers in the last years due to the relevance of the
quality of the enterprises. This paper aimed at investigating how the internal communication
is made between the Housekeeping sector and the sectors of Reception and Maintenance in an
Executive Hotel located in Florianópolis/SC. The methodology has taken as main research a
case study, being that the data was collected using three instruments: a questionnaire, an
interview and the observation and they were analyzed quanti-qualitatively. The results
indicate that the most used means of internal communication are face to face talks and
messages via Whatsapp, demonstrating that those means, among others, promote failures
between the studied sectors, which may risk the quality of the services provided by the hotel.
It’s concluded that, for a more effective communicative process, it is important that the
studied enterprise implement other means of communication, as via radio, as well as
perceiving the relevance of the quality of the internal communication as a strategic tool to
achieve quality in the management.
Keywords: Executive Hotel. Housekeeping sector. Processes of internal communication. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O estudo da comunicação interna no contexto organizacional tem atraído a atenção de vários
investigadores e gestores nos últimos anos devido à sua relevância para a qualidade dos
empreendimentos. Este trabalho teve como finalidade investigar como se efetua a
comunicação interna entre o setor de Governança e os setores Recepção e Manutenção em um
Hotel Executivo localizado na cidade de Florianópolis/SC. A metodologia tomou como
pesquisa principal o estudo de caso, sendo que os dados foram coletados por meio de três
instrumentos: um questionário, uma entrevista e pela observação e analisados quanti-
qualitativamente. Os resultados indicam que os canais de comunicação interna mais usados
são conversa pessoal presencial e mensagens via WhatsApp, demonstrando que esses canais,
entre outros, promovem falhas entre os setores em estudo, as quais podem comprometer a
qualidade dos serviços prestados pelo hotel. Conclui-se que, para um processo comunicativo
mais efetivo, é importante que o empreendimento em estudo implemente outros meios de
comunicação, como o via rádio, além perceber a relevância da qualidade da comunicação
interna como uma ferramenta estratégica para atingir a qualidade na gestão. |
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dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.subject |
Hotel executivo. Setor de Governança. Processos de comunicação interna |
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dc.title |
A comunicação interna no setor de governança |
pt_BR |
dc.title.alternative |
um estudo de caso em um hotel executivo localizado no centro de Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.type |
Article |
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local.institution.discipline |
Curso superior de tecnologia em Hotelaria |
pt_BR |
local.institution.campus |
cte |
pt_BR |
local.institution |
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA |
pt_BR |