Repositório Institucional

A comunicação interna no setor de governança

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Valer, Salete
dc.contributor.author Carlos, Franciele
dc.date.accessioned 2019-06-14T16:05:04Z
dc.date.available 2019-06-14T16:05:04Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/879
dc.description The study of the internal communication in the organizational context has attracted the attention of various researchers and managers in the last years due to the relevance of the quality of the enterprises. This paper aimed at investigating how the internal communication is made between the Housekeeping sector and the sectors of Reception and Maintenance in an Executive Hotel located in Florianópolis/SC. The methodology has taken as main research a case study, being that the data was collected using three instruments: a questionnaire, an interview and the observation and they were analyzed quanti-qualitatively. The results indicate that the most used means of internal communication are face to face talks and messages via Whatsapp, demonstrating that those means, among others, promote failures between the studied sectors, which may risk the quality of the services provided by the hotel. It’s concluded that, for a more effective communicative process, it is important that the studied enterprise implement other means of communication, as via radio, as well as perceiving the relevance of the quality of the internal communication as a strategic tool to achieve quality in the management. Keywords: Executive Hotel. Housekeeping sector. Processes of internal communication. pt_BR
dc.description.abstract O estudo da comunicação interna no contexto organizacional tem atraído a atenção de vários investigadores e gestores nos últimos anos devido à sua relevância para a qualidade dos empreendimentos. Este trabalho teve como finalidade investigar como se efetua a comunicação interna entre o setor de Governança e os setores Recepção e Manutenção em um Hotel Executivo localizado na cidade de Florianópolis/SC. A metodologia tomou como pesquisa principal o estudo de caso, sendo que os dados foram coletados por meio de três instrumentos: um questionário, uma entrevista e pela observação e analisados quanti- qualitativamente. Os resultados indicam que os canais de comunicação interna mais usados são conversa pessoal presencial e mensagens via WhatsApp, demonstrando que esses canais, entre outros, promovem falhas entre os setores em estudo, as quais podem comprometer a qualidade dos serviços prestados pelo hotel. Conclui-se que, para um processo comunicativo mais efetivo, é importante que o empreendimento em estudo implemente outros meios de comunicação, como o via rádio, além perceber a relevância da qualidade da comunicação interna como uma ferramenta estratégica para atingir a qualidade na gestão. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Hotel executivo. Setor de Governança. Processos de comunicação interna pt_BR
dc.title A comunicação interna no setor de governança pt_BR
dc.title.alternative um estudo de caso em um hotel executivo localizado no centro de Florianópolis, SC pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Curso superior de tecnologia em Hotelaria pt_BR
local.institution.campus cte pt_BR
local.institution INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta