Resumo:
A presente investigação possui o objetivo de estudar a relação de predição ao melhor
desempenho na indústria hoteleira da Grande Florianópolis. Para tanto, buscou-se o
conhecimento científico sobre capacidade dinâmica de inovação, e gestão estratégica de pessoas
e verificou-se a sua relação com o desempenho superior. No que tange aos procedimentos
metodológicos, a abordagem define-se como quantitativo exploratório. Quanto a sua natureza
é uma pesquisa aplicada. A população a ser pesquisa, encontram-se os hotéis executivos na
Grande Florianópolis. Os respondentes, obrigatoriamente, ocupavam cargos de gestão, nos
hotéis pesquisados, coletando-se 141 questionários. Classifica-se como não-probabilística, por
conveniência. Os procedimentos para análise dos dados, utilizou-se as análises fatoriais
exploratórios, análises fatoriais confirmatórias, e modelagem de equações estruturais. Por meio
das análises dos dados pode-se afirmar que existe a relação direta, positiva e significante para
a capacidade dinâmica de inovação, na dimensão inovação de serviços e desempenho, assim
como gestão estratégica de pessoas com o desempenho hoteleiro. No efeito indireto, Gestão
estratégica de pessoas mediam a relação entre as duas dimensões de Capacidade Dinâmica de
Inovação, de inovação gerencial e inovação de serviços, e o desempenho hoteleiro. Para futuras
pesquisas sugere-se que a capacidade dinâmica mercadológica pode ser inserida neste modelo