Repositório Institucional

Competência comunicativa em inglês dos trabalhadores de Hostels da Grande Florianópolis-Sc

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Marimar da
dc.contributor.author Abreu, Thayse Regina
dc.date.accessioned 2019-06-24T21:59:10Z
dc.date.available 2019-06-24T21:59:10Z
dc.date.issued 2018-12-05
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/939
dc.description Disponível na versão on-line pt_BR
dc.description.abstract As interações humanas são mediadas pela linguagem. A prestação de serviço no setor hoteleiro não é diferente: os trabalhadores precisam dominar diferentes idiomas para interagir com os hóspedes adequadamente. No entanto, estudos vêm mostrando que há uma lacuna nesse tipo de conhecimento entre os trabalhadores do setor, principalmente quando o idioma é o inglês. Este estudo, de natureza qualitativo-interpretativa, busca identificar o nível de competência comunicativa em inglês dos trabalhadores de hostels da Grande Florianópolis. Foram selecionados 22 hostels e 22 trabalhadores do setor de recepção para a pesquisa. Os dados, obtidos por meio de questionário online e de entrevistas com os participantes, em 2017.2, foram analisados por meio de análise de conteúdo e confronto teórico. Os resultados sugerem um cenário positivo nos hostels em relação à competência em inglês de seus trabalhadores. Contudo o estudo alerta que essa competência por si só não garante uma interação eficaz com o hóspede; outros conhecimentos são demandados desses trabalhadores. Sugere-se o aprofundamento do estudo para corroborar ou refutar os resultados obtidos e a continuidade da publicação de editais temáticos como A Pesquisa como Princípio Pedagógico, já que proporciona a integração teoria-prática e aprendizado a partir dela. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Inglês; Hostels; Florianópolis; Pesquisa como Princípio Pedagógico pt_BR
dc.title Competência comunicativa em inglês dos trabalhadores de Hostels da Grande Florianópolis-Sc pt_BR
dc.title.alternative a pesquisa como princípio pedagógico pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso superior de tecnologia em Hotelaria pt_BR
local.institution.campus cte pt_BR
local.institution INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta