Resumo:
As interações humanas são mediadas pela linguagem. A prestação de serviço no setor
hoteleiro não é diferente: os trabalhadores precisam dominar diferentes idiomas para interagir
com os hóspedes adequadamente. No entanto, estudos vêm mostrando que há uma lacuna
nesse tipo de conhecimento entre os trabalhadores do setor, principalmente quando o idioma é
o inglês. Este estudo, de natureza qualitativo-interpretativa, busca identificar o nível de
competência comunicativa em inglês dos trabalhadores de hostels da Grande Florianópolis.
Foram selecionados 22 hostels e 22 trabalhadores do setor de recepção para a pesquisa. Os
dados, obtidos por meio de questionário online e de entrevistas com os participantes, em
2017.2, foram analisados por meio de análise de conteúdo e confronto teórico. Os resultados
sugerem um cenário positivo nos hostels em relação à competência em inglês de seus
trabalhadores. Contudo o estudo alerta que essa competência por si só não garante uma
interação eficaz com o hóspede; outros conhecimentos são demandados desses trabalhadores.
Sugere-se o aprofundamento do estudo para corroborar ou refutar os resultados obtidos e a
continuidade da publicação de editais temáticos como A Pesquisa como Princípio
Pedagógico, já que proporciona a integração teoria-prática e aprendizado a partir dela.