dc.description.abstract |
Ao longo da história, diferentes explicações foram sendo criadas, adaptadas e/ou reconstruídas no intuito de esclarecer dúvidas relacionadas à origem da vida e, consequentemente, dos seres humanos. Frente a essa conjuntura, o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados ao assunto tem se tornado complexo. Levando isso em consideração, este trabalho tem como objetivo apresentar uma possibilidade de abordar diferentes teorias da origem da humanidade sem priorizar e/ou desqualificar sistemas explicativos, buscando com que os discentes conheçam diferentes explicações sobre o tema. Para tanto, nos dedicamos a planejar, implementar e avaliar uma sequência didática voltada aos anos finais do ensino fundamental. A sequência didática foi implementada em uma turma de 6º ano de uma escola da rede municipal de ensino de Sombrio - SC, em um total de 25 horas/aula distribuídas em 11 encontros. Com relação à metodologia empregada na investigação, destacamos que ela é do tipo qualitativa. No tocante ao referencial teórico-metodológico, lançamos mão dos Três Momentos Pedagógicos, proposta cunhada por Delizoicov e Angotti, e de algumas concepções de Vygotsky. A partir do que observamos no decorrer da sequência didática, é possível dizer o objetivo da pesquisa foi alcançado, pois, além dos estudantes demonstrem compreensão dos conteúdos abordados, eles evidenciaram ter ampliado seu leque de conhecimentos sobre o tema. Sendo assim, avaliamos a proposta como potente no sentido de possibilitar novos conhecimentos relacionados às teorias da origem da humanidade. |
pt_BR |