dc.contributor.advisor |
Melo, Maurício Dalpiaz |
|
dc.contributor.author |
Cristiano, Samanta da Costa |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-25T22:18:10Z |
|
dc.date.available |
2019-06-25T22:18:10Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/957 |
|
dc.description |
Aluna autorizou a disponibilização completa do trabalho |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Roteiro Geoecológico percorre três Unidades de Conservação da Costa de Araranguá, com painéis interpretativos implantados em 2017, atualmente em fase de reforma. Painéis são importantes aliados para a educação científica. Neste estudo é apresentada a experiência de dois cursos voltados aos professores da educação básica local, com parte teórica e saída de campo, além do preenchimento de formulários Google, que compõe a base de dados para a cocriação de novos conteúdos e layout dos painéis. Observou-se o desconhecimento dos docentes acerca de instrumentos de conservação e divulgação da natureza local; e que a principal dificuldade para saídas de campo é o transporte. A participação dos docentes na cocriação e a articulação de transporte pelo Departamento de Turismo do município podem estimular os docentes a efetuar saídas de campo em suas práticas docentes. E assim contribuir para a formação de cidadãos críticos e ativos para a conservação da natureza local. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Geologia ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Ciência - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Professores - Formação |
pt_BR |
dc.title |
Roteiro geoecológico na escola |
pt_BR |
dc.title.alternative |
uma proposta para a formação continuada de professores |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Educação Científica e Tecnológica |
pt_BR |
local.institution.campus |
aru |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
pt_BR |