Repositório Institucional

A calculadora e o ensino de multiplicação

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Marques, Cesar Luiz Moreira da Fonseca
dc.contributor.author Martins, Angélica Pereira
dc.date.accessioned 2019-07-09T21:48:15Z
dc.date.available 2019-07-09T21:48:15Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1047
dc.description Disponível na versão on-line pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo teve como objetivo analisar o uso da calculadora como ferramenta pedagógica no ensino de multiplicação, buscando compreender qual o papel didático da calculadora em atividades propostas, em livros didáticos de Matemática do 5° ano do Ensino Fundamental. Partindo das ideias de Vygotsky (1998; 2007), Tikhomirov (1981), Lévy (2004) e Chevallard (1999), posiciona-se a calculadora como ferramenta tecnológica de reorganização do pensamento e da atividade, bem como objeto ostensivo de não-ostensividade intrínseca. Para esta análise foi feita uma exploração em propostas de atividades multiplicativas que utilizam a calculadora, encontradas em seis livros didáticos de matemática do 5º ano do Ensino Fundamental. Conclui-se que o potencial do uso didático da calculadora aparece subutilizado nas coleções didáticas analisadas, quando poderia ser utilizada nas atividades para facilitar a compreensão de algoritmos, regras e conceitos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Calculadora pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Atividades de Multiplicação pt_BR
dc.subject 5º Ano do Ensino fundamental pt_BR
dc.title A calculadora e o ensino de multiplicação pt_BR
dc.title.alternative uma análise inicial em livros didáticos para o 5° ano do Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso de Especialização em Educação Científica e Tecnológica (Pós-ECT) pt_BR
local.institution.campus aru pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta