| dc.contributor.advisor | Marques, Cesar Luiz Moreira da Fonseca | |
| dc.contributor.author | Martins, Angélica Pereira | |
| dc.date.accessioned | 2019-07-09T21:48:15Z | |
| dc.date.available | 2019-07-09T21:48:15Z | |
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1047 | |
| dc.description | Disponível na versão on-line | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo analisar o uso da calculadora como ferramenta pedagógica no ensino de multiplicação, buscando compreender qual o papel didático da calculadora em atividades propostas, em livros didáticos de Matemática do 5° ano do Ensino Fundamental. Partindo das ideias de Vygotsky (1998; 2007), Tikhomirov (1981), Lévy (2004) e Chevallard (1999), posiciona-se a calculadora como ferramenta tecnológica de reorganização do pensamento e da atividade, bem como objeto ostensivo de não-ostensividade intrínseca. Para esta análise foi feita uma exploração em propostas de atividades multiplicativas que utilizam a calculadora, encontradas em seis livros didáticos de matemática do 5º ano do Ensino Fundamental. Conclui-se que o potencial do uso didático da calculadora aparece subutilizado nas coleções didáticas analisadas, quando poderia ser utilizada nas atividades para facilitar a compreensão de algoritmos, regras e conceitos. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Calculadora | pt_BR |
| dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Atividades de Multiplicação | pt_BR |
| dc.subject | 5º Ano do Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.title | A calculadora e o ensino de multiplicação | pt_BR |
| dc.title.alternative | uma análise inicial em livros didáticos para o 5° ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
| dc.type | Final Paper | pt_BR |
| local.institution.discipline | Curso de Especialização em Educação Científica e Tecnológica (Pós-ECT) | pt_BR |
| local.institution.campus | aru | pt_BR |
| local.institution | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina | pt_BR |