dc.contributor.advisor |
Marques, Cesar Luiz Moreira da Fonseca |
|
dc.contributor.author |
Martins, Angélica Pereira |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-09T21:48:15Z |
|
dc.date.available |
2019-07-09T21:48:15Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1047 |
|
dc.description |
Disponível na versão on-line |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo teve como objetivo analisar o uso da calculadora como ferramenta pedagógica no ensino de
multiplicação, buscando compreender qual o papel didático da calculadora em atividades propostas, em livros
didáticos de Matemática do 5° ano do Ensino Fundamental. Partindo das ideias de Vygotsky (1998; 2007),
Tikhomirov (1981), Lévy (2004) e Chevallard (1999), posiciona-se a calculadora como ferramenta tecnológica de
reorganização do pensamento e da atividade, bem como objeto ostensivo de não-ostensividade intrínseca. Para
esta análise foi feita uma exploração em propostas de atividades multiplicativas que utilizam a calculadora,
encontradas em seis livros didáticos de matemática do 5º ano do Ensino Fundamental. Conclui-se que o potencial
do uso didático da calculadora aparece subutilizado nas coleções didáticas analisadas, quando poderia ser utilizada
nas atividades para facilitar a compreensão de algoritmos, regras e conceitos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Calculadora |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades de Multiplicação |
pt_BR |
dc.subject |
5º Ano do Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.title |
A calculadora e o ensino de multiplicação |
pt_BR |
dc.title.alternative |
uma análise inicial em livros didáticos para o 5° ano do Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização em Educação Científica e Tecnológica (Pós-ECT) |
pt_BR |
local.institution.campus |
aru |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
pt_BR |