Resumo:
A hospitalidade oferecida e percebida na hotelaria pode ser estudada sob múltiplas
perspectivas, pois implica receber, hospedar, alimentar e entreter. Essas dimensões envolvem a
infra-estrutura e a atuação humana no empreendimento. Essa exige um grupo de profissionais
qualificados com habilidades próprias do bem receber para promover a hospitalidade. Entre eles,
o concierge que atua em resorts desempenhando o papel de anfitrião na recepção do hóspede e
atendendo às suas solicitações durante sua estadia. Em um estudo exploratório e descritivo, por
meio de um levantamento bibliográfico e de pesquisa de campo, buscou-se conhecer o trabalho
de concierge, o setor em que atua, o perfil desse profissional e sua importância no resort em que
realiza esse trabalho além da percepção dos hóspedes a esse acolhimento. Com o objetivo de
verificar esse tipo de atendimento, foram feitas entrevistas com os gestores e concierges dos
empreendimentos, além da busca de avaliações de hóspedes, publicados no TripAdvisor para
poder-se entender as contribuições do concierge na hospitalidade dentro da hotelaria. O
concierge dentro do resort está incubido de prestar serviços aos hóspedes na compra de ingressos
de teatro ou shows, reservas em restaurantes, passeios turísticos nas melhores empresas parceiras
tornando uma experiência positiva com o serviço