Resumo:
Atualmente, um dos principais canais de venda de alimentos em geral são os
supermercados e não é diferente com o vinho. Um produto que está presente há
milhares de anos, não só como alimento, mas também como fator de socialização e
importante item religioso. No Brasil, a principal região produtora de vinhos é ainda o
Rio Grande do Sul. No entanto, desde 2005, Santa Catarina (SC) começa a produzir
vinhos finos, na região da Serra Catarinense, ofertando produtos com qualidade
diferenciada. O presente trabalho teve como objetivo identificar a oferta de vinhos de
Altitude de Santa Catarina nas cartas de cinco redes de supermercados do município de
Florianópolis. O estudo reuniu 1736 rótulos, de 14 países diferentes, disponíveis nas 24
lojas espalhadas pelo município, assim distribuídos: 232 marcas de espumantes; 353
brancos; 75 rosés; 1026 tintos; 27 fortificados e 23 frisantes. Foram encontrados 300
rótulos de vinhos finos brasileiros, destes 252 são oriundos dos estados do Rio Grande
do Sul, Pernambuco e Bahia, e 48 de vinhos de Altitude de SC (16% dos brasileiros e
2,8% do total). Grande parte se encontra em uma faixa de preço acima da média dos
demais rótulos. A produção de vinhos finos de Altitude em SC é um fenômeno muito
recente e há muito espaço para ser conquistado por estes vinhos no mercado, ainda que
a produção da região seja pequena para atender a demanda dos supermercados