Resumo:
Os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio constituem uma das modalidades da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Conforme descrito nos documentos oficiais que orientam os currículos dessa modalidade de ensino, os componentes curriculares devem promover uma articulação entre os conhecimentos gerais e os profissionalizantes para a intervenção qualificada do educando no mundo do trabalho. No entanto, a literatura da área vem indicando que tal articulação, especificamente no componente curricular inglês, ainda está aquém do proposto. Assim, este estudo tem como objetivo integrar conhecimentos interdisciplinares amplos ao ensino de inglês, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, por meio de uma unidade didática temática voltada para o mundo do trabalho, visando à formação de sujeitos capazes de intervir de forma qualificada, criativa e crítica no contexto onde vivem. A pesquisa, de natureza aplicada, caracteriza-se como pesquisa-ação. Os instrumentos para a geração de dados envolveram inicialmente pesquisa bibliográfica e a elaboração de questionário de análise de necessidades dos educandos-participantes, que serviram para elaborar o produto educacional pretendido. Durante a implementação do produto educacional, os educandos produziram diversas atividades de aprendizagem e avaliaram as dez aulas que constituíram a unidade didática por meio de um formulário online. Simultaneamente, a professora-pesquisadora registrou suas impressões sobre as dez aulas em seu diário de bordo. Esse conjunto de dados foi analisado individualmente, categorizado e posteriormente triangulado à luz da teoria revisada. Os resultados da análise sugerem que a abordagem de ensino-aprendizagem desenvolvida para a elaboração e implementação do produto educacional proposto para a pesquisa - Abordagem Temática Interdisciplinar Ampla - possibilita a integração de conhecimentos gerais e profissionais em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio nos Institutos Federais. No entanto o estudo alerta para a complexidade de elementos que compõem a integração de conhecimentos apesar de fundamental para a formação técnica integrada ao Ensino Médio. Por fim, o estudo sugere a implementação de ambos o produto e a abordagem em outros contextos para validá-los, refutá-los e/ou aperfeiçoá-los.