Resumo:
Este trabalho tem por objetivo principal a construção de um Projeto Pedagógico de Certificação Profissional (PPCP) para docentes em atuação na Rede Federal de Educação Profissional, validado em parceria entre o Instituto Federal Catarinense e Instituto Federal de Santa Catarina, no âmbito da Rede CERTIFIC. Sua construção se deu por meio de pesquisa bibliográfica sobre as bases epistemológicas da Educação Profissional, legislação, procedimentos didáticos, possibilidades de formação docente e enquete aplicada ao os docentes das instituições parceiras. A Resolução CNE/CEB nº 6/2012 obriga os docentes EBTT a concluírem um curso de licenciatura ou formação pedagógica equivalente, com prazo para adequação até o ano de 2020. Constatou-se que há uma demanda urgente para a formação de docentes da EP não licenciados, onde a certificação de saberes é uma possibilidade pouco explorada. Com a aprovação do PPCP piloto para execução em ambas as instituições, espera-se contribuir para superar o receio e o preconceito relacionados à certificação de saberes, cuja origem remonta ao período escravocrata brasileiro, onde se menosprezam as aprendizagens oriundas da experiência laboral e da vida, visões que já foram superadas pela maioria países com seus sistemas de certificação já consolidados. O modelo sugerido poderá ser futuramente adotado por outras instituições de educação profissional para formação em serviço de seus docentes não licenciados.