Repositório Institucional

A pesquisa como princípio pedagógico na Educação Profissional Técnica de nível médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Valer, Salete
dc.contributor.author Felippe, Bárbara Colossi
dc.date.accessioned 2019-08-29T16:01:34Z
dc.date.available 2019-08-29T16:01:34Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1138
dc.description.abstract A Educação Profissional e Tecnológica vista dentro da perspectiva da Educação politécnica está ancorada em princípios que se inter-relacionam, entre os quais estão o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. Por constituírem as bases conceituais da educação profissional, esses princípios devem nortear a prática educativa, a fim de que pela mediação sejam desenvolvidas nos estudantes trabalhadores habilidades cognitivas e linguísticas necessárias à superação da dicotomia entre atividade intelectual e atividade produtiva. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar a concepção de um grupo de docentes do IFSC acerca da transposição teórico-prática da adoção da pesquisa como princípio pedagógico no processo de ensino e aprendizagem no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. A metodologia toma por base o método qualitativo, tendo como modalidade principal o estudo de caso e como modalidades secundárias quanto à organização dos dados, a pesquisa de campo, a documental e a bibliográfica. Como secundárias em relação aos objetivos, assume-se a pesquisa descritiva, exploratória e analítica. Em termos de procedimentos, foram investigados 17 sujeitos docentes que participaram do Edital 20/2017/PROPP do " Programa de Apoio a Projetos que contemplem a pesquisa como princípio educativo. O principal instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista semiestruturada. Para a organização dos dados elencou-se variáveis externas para caracterizar o perfil dos sujeitos e das propostas do edital, e variáveis internas que buscaram verificar a concepção dos sujeitos acerca dos impactos cognitivos e linguísticos da aplicação da pesquisa na sua prática pedagógica. Os resultados indicaram que a maioria dos sujeitos desta pesquisa não possuem uma concepção clara acerca dos domínios cognitivos e linguísticos que devem ser desenvolvidos nos estudantes pela aplicação da pesquisa científica, demonstrando uma relação direta com a compreensão dos docentes acerca dos pressupostos teóricos/metodológicos que envolvem o objeto em estudo. Assim, com base nesses resultados, elaborou-se o produto educacional, no formato do gênero textual cartilha, direcionado aos docentes da Educação Profissional e Tecnológica, na qual estão explicitados os domínios cognitivos e linguísticos que devem ser ampliados pelo uso da pesquisa científica como prática pedagógica e os pressupostos teóricos que sustentam a necessidade dessa ação educativa para a constituição do ser integral. Conclui-se com este estudo que há uma necessidade de se ampliar as estratégias para promover, entre os docentes da EPT, o entendimento das bases conceituais que permeiam o objeto em estudo, haja vista que, isso poderá possibilitar a qualificação da prática pedagógica docente. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação politécnica. pt_BR
dc.subject Pesquisa como princípio pedagógico pt_BR
dc.subject Educação Profissional Técnica de Nível Médio pt_BR
dc.subject Docentes da EPT pt_BR
dc.title A pesquisa como princípio pedagógico na Educação Profissional Técnica de nível médio pt_BR
dc.title.alternative um estudo de caso com docentes participantes do edital 20/2017/PROPPI/DAE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta