Resumo:
A Educação Profissional e Tecnológica vista dentro da perspectiva da Educação politécnica está ancorada em princípios que se inter-relacionam, entre os quais estão o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. Por constituírem as bases conceituais da educação profissional, esses princípios devem nortear a prática educativa, a fim de que pela mediação sejam desenvolvidas nos estudantes trabalhadores habilidades cognitivas e linguísticas necessárias à superação da dicotomia entre atividade intelectual e atividade produtiva. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar a concepção de um grupo de docentes do IFSC acerca da transposição teórico-prática da adoção da pesquisa como
princípio pedagógico no processo de ensino e aprendizagem no contexto da Educação
Profissional Técnica de Nível Médio. A metodologia toma por base o método qualitativo, tendo como modalidade principal o estudo de caso e como modalidades secundárias quanto à organização dos dados, a pesquisa de campo, a documental e a bibliográfica. Como secundárias em relação aos objetivos, assume-se a pesquisa descritiva, exploratória e analítica. Em termos de procedimentos, foram investigados 17 sujeitos docentes que participaram do Edital 20/2017/PROPP do " Programa de Apoio a Projetos que contemplem a pesquisa como princípio educativo. O principal instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista semiestruturada. Para a organização dos dados elencou-se variáveis externas para caracterizar o perfil dos sujeitos e das propostas do edital, e variáveis internas que buscaram verificar a concepção dos sujeitos acerca dos impactos cognitivos e linguísticos da aplicação da pesquisa na sua prática pedagógica. Os resultados indicaram que a maioria dos sujeitos desta pesquisa não possuem uma concepção clara acerca dos domínios cognitivos e linguísticos que devem
ser desenvolvidos nos estudantes pela aplicação da pesquisa científica, demonstrando uma relação direta com a compreensão dos docentes acerca dos pressupostos teóricos/metodológicos que envolvem o objeto em estudo. Assim, com base nesses resultados, elaborou-se o produto educacional, no formato do gênero textual cartilha, direcionado aos docentes da Educação Profissional e Tecnológica, na qual estão explicitados os domínios cognitivos e linguísticos que devem ser ampliados pelo uso da pesquisa científica como prática pedagógica e os pressupostos teóricos que sustentam a necessidade dessa ação educativa para a constituição do ser integral.
Conclui-se com este estudo que há uma necessidade de se ampliar as estratégias para promover, entre os docentes da EPT, o entendimento das bases conceituais que permeiam o objeto em estudo, haja vista que, isso poderá possibilitar a qualificação da prática pedagógica docente.