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O trabalho dos técnicos em assuntos educacionais no Instituto Federal de Santa Catarina:

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dc.contributor.advisor Silva, Adriano Larentes da
dc.contributor.author Martins, Caio Caselli
dc.date.accessioned 2019-08-29T16:26:44Z
dc.date.available 2019-08-29T16:26:44Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1139
dc.description ProfEPT - 2019 pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo teve como objetivo compreender o trabalho dos técnicos em assuntos educacionais (TAEs) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), por meio da análise entre trabalho prescrito e trabalho real. Foram identificadas áreas de atuação, setor e natureza do trabalho; as relações existentes entre formação (graduação) e as atividades desenvolvidas na instituição. Foi realizada a comparação entre a descrição das atribuições do cargo, na legislação, com os fazeres destes especialistas em educação; a investigação acerca dos sentidos atribuídos ao trabalho pelos servidores TAEs do IFSC; o desenvolvimento de um produto educacional para contribuir em maior (re) conhecimento deste grupo de trabalhadores junto à comunidade escolar. Adotou-se abordagem qualitativa de pesquisa, e o estudo caracteriza-se como exploratório e descritivo. Os procedimentos técnicos incluíram pesquisa bibliográfica, documental, e análise de conteúdo (análise temática). A fim de alcançar o universo que compõe o estudo, foram aplicados questionários para consulta aos servidores lotados nas diferentes cidades do Estado de Santa Catarina e o desenvolvimento de um trabalho coletivo, presencial e participativo, com o grupo de servidores técnicos em assuntos educacionais lotados no Campus Florianópolis do IFSC. Por último, foram realizadas entrevistas. A análise e interpretação dos dados partiu da categorização enquanto procedimento metodológico da análise temática, quando consolidou-se os dois eixos principais do estudo: trabalho e sentidos do trabalho. Sobre o primeiro, a análise dos dados produzidos indicam que a atuação dos TAEs é ampla, e as áreas e setores de trabalho são diversas. A isso correspondem as atribuições do cargo encontradas nos documentos, às quais remetem este trabalhador da educação para a imagem do servidor “coringa”. Esta generalidade não contribui para a definição do trabalho dos técnicos em assuntos educacionais, dificulta o seu reconhecimento perante gestores e comunidade acadêmica e torna-se um obstáculo à constituição de vínculos identitários. Os sentidos atribuídos ao trabalho remontam para a coexistência da dupla dimensão do trabalho – ontológica e histórica – no cotidiano dos TAES, onde o trabalho ora parece aproximar-se de atividade vital e dotada de sentido emancipador, e ora parece restringir-se a meio de manutenção da subsistência. O trabalho dos técnicos em assuntos educacionais ganha sentido quando estão presentes atividades diretamente relacionadas ao processo de ensino aprendizagem; e perde sentido quando este trabalho é composto predominantemente por atividades administrativas. Por fim, esse estudo corrobora com dados que apontam para o crescimento do fenômeno do adoecimento entre os trabalhadores da educação pública. O produto educacional gerado é um videodocumentário, cujo enfoque se deu nos dois eixos centrais da pesquisa: trabalho e sentidos do trabalho para técnicos em assuntos educacionais. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Trabalho pt_BR
dc.subject Sentidos do trabalho pt_BR
dc.subject Técnicos em assuntos educacionais pt_BR
dc.title O trabalho dos técnicos em assuntos educacionais no Instituto Federal de Santa Catarina: pt_BR
dc.title.alternative fazeres e sentidos pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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