dc.description.abstract |
O presente estudo teve como objetivo compreender o trabalho dos técnicos em assuntos
educacionais (TAEs) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), por meio da análise
entre trabalho prescrito e trabalho real. Foram identificadas áreas de atuação, setor e
natureza do trabalho; as relações existentes entre formação (graduação) e as atividades
desenvolvidas na instituição. Foi realizada a comparação entre a descrição das
atribuições do cargo, na legislação, com os fazeres destes especialistas em educação; a
investigação acerca dos sentidos atribuídos ao trabalho pelos servidores TAEs do IFSC; o
desenvolvimento de um produto educacional para contribuir em maior (re) conhecimento
deste grupo de trabalhadores junto à comunidade escolar. Adotou-se abordagem
qualitativa de pesquisa, e o estudo caracteriza-se como exploratório e descritivo. Os
procedimentos técnicos incluíram pesquisa bibliográfica, documental, e análise de
conteúdo (análise temática). A fim de alcançar o universo que compõe o estudo, foram
aplicados questionários para consulta aos servidores lotados nas diferentes cidades do
Estado de Santa Catarina e o desenvolvimento de um trabalho coletivo, presencial e
participativo, com o grupo de servidores técnicos em assuntos educacionais lotados no
Campus Florianópolis do IFSC. Por último, foram realizadas entrevistas. A análise e
interpretação dos dados partiu da categorização enquanto procedimento metodológico da
análise temática, quando consolidou-se os dois eixos principais do estudo: trabalho e
sentidos do trabalho. Sobre o primeiro, a análise dos dados produzidos indicam que a
atuação dos TAEs é ampla, e as áreas e setores de trabalho são diversas. A isso
correspondem as atribuições do cargo encontradas nos documentos, às quais remetem
este trabalhador da educação para a imagem do servidor “coringa”. Esta generalidade
não contribui para a definição do trabalho dos técnicos em assuntos educacionais,
dificulta o seu reconhecimento perante gestores e comunidade acadêmica e torna-se um
obstáculo à constituição de vínculos identitários. Os sentidos atribuídos ao trabalho
remontam para a coexistência da dupla dimensão do trabalho – ontológica e histórica – no cotidiano dos TAES, onde o trabalho ora parece aproximar-se de atividade vital e dotada de sentido emancipador, e ora parece restringir-se a meio de manutenção da
subsistência. O trabalho dos técnicos em assuntos educacionais ganha sentido quando
estão presentes atividades diretamente relacionadas ao processo de ensino aprendizagem; e perde sentido quando este trabalho é composto predominantemente por
atividades administrativas. Por fim, esse estudo corrobora com dados que apontam para o crescimento do fenômeno do adoecimento entre os trabalhadores da educação pública. O produto educacional gerado é um videodocumentário, cujo enfoque se deu nos dois eixos centrais da pesquisa: trabalho e sentidos do trabalho para técnicos em assuntos
educacionais. |
pt_BR |