Resumo:
Este trabalho é sobre como o Jornalismo pode atuar no sentido de compartilhar
conhecimento da Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPT) e, assim, aproximá-la dos seus públicos. Com o objetivo de qualificar os comunicadores na atividade de divulgação da instituição e de mediação no processo de diálogo, ele contribui também com a qualificação da Comunicação da Rede Federal. Para isso, foram estudadas áreas que auxiliassem o entendimento da atividade. Concepções e finalidades específicas da EPT, técnicas e objetivos do Jornalismo Científico e interfaces da Educomunicação construíram uma base teórica para a análise do estudo de campo. Por meio de uma abordagem qualitativa, em que comunicadores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) responderam um questionário semiestruturado, foram identificadas especificidades da atuação jornalística na EPT. A partir delas, foi elaborado o produto educacional - uma das finalidades de um Mestrado Profissional. A formação continuada, idealizada em um ambiente de Educação a Distância - o Moodle, foi realizada com uma primeira turma de comunicadores, que participaram da construção coletiva de diretrizes para o Jornalismo em EPT.