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Um estudo sobre o panorama atual dos Institutos Federais de Santa Catarina enquanto ofertantes de formação docente:

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dc.contributor.advisor Camillo, Eliane Juraski
dc.contributor.author Reis, Josiane Amaral Gois
dc.date.accessioned 2019-08-29T17:21:10Z
dc.date.available 2019-08-29T17:21:10Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1141
dc.description ProfEPT - 2019. pt_BR
dc.description.abstract A presente dissertação de mestrado, denominada: Um estudo sobre o panorama atual dos Institutos Federais de Santa Catarina enquanto ofertantes de formação docente: limites e possibilidades, realizou um estudo sobre o panorama atual dos Institutos Federais de Santa Catarina enquanto ofertantes de formação docente, investigando seus limites e possibilidades no tocante à oferta de cursos de formação inicial e continuada para professores(as). Para isso, realizei um levantamento de dados dos censos internos dos Institutos Federais em Santa Catarina (IFC e IFSC) com intuito de investigar se as instituições estavam atingindo a meta de 20% estabelecida na Lei federal n°11.892/2008, que discorre sobre os Institutos Federais enquanto ofe rtantes de formação docente. Considerando que os censos internos dos anos de 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 apontaram para o não alcance da meta de 20% estabelecida na lei citada anteriormente, essa dissertação investigou os condicionantes para atendimento integral desta meta. Além de consulta às legislações educacionais, a presente dissertação dialogou com literaturas produzidas sobre a importância da formação continuada para a ressignificação dos conhecimentos por parte dos(as) docentes e das temáticas edu cacionais. Neste sentido, a pesquisa é do tipo exploratória, bibliográfica, documental e comparativa. Sua abordagem é predominantemente qualitativa. Como instrumento de produção de dados, apliquei um questionário com docentes da educação básica, gestores(a s) e docentes dos dois Institutos federais (IFC e IFSC) que atuam com formação de professores(as) a fim de verificar quais os limites e possibilidades para o alcance da meta de 20% estabelecida na Lei 11.892 para a oferta de formação docente. O tratamento dos dados resultantes do questionário se basearam na análise dos discursos e conteúdos produzidos que tiveram nesse ínterim, o intuito de buscar respostas frente aos desafios que levam os IFs ao não alcance da meta percentual estabelecida na legislação, qu e por sua vez, legitima a oferta de formação docente por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ofertada pelo IFSC e Curso de Qualificação Profissional (CQP) ofertada pelo IFC, bem como cursos de pós graduação lato e stricto sensu , ofertados por ambas as instituições. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Institutos Federais pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Um estudo sobre o panorama atual dos Institutos Federais de Santa Catarina enquanto ofertantes de formação docente: pt_BR
dc.title.alternative limites e possibilidades pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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