Resumo:
A presente dissertação de mestrado, denominada: Um estudo sobre o panorama
atual dos Institutos Federais de Santa Catarina enquanto ofertantes de formação
docente: limites e possibilidades, realizou um estudo sobre o panorama atual dos
Institutos Federais de Santa Catarina enquanto ofertantes de formação docente,
investigando seus limites e possibilidades no tocante à oferta de cursos de formação
inicial e continuada para professores(as). Para isso, realizei um levantamento de
dados dos censos internos dos Institutos Federais em Santa Catarina (IFC e IFSC)
com intuito de investigar se as instituições estavam atingindo a meta de 20%
estabelecida na Lei federal n°11.892/2008, que discorre sobre os Institutos Federais
enquanto ofe rtantes de formação docente. Considerando que os censos internos dos
anos de 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 apontaram para o não alcance da meta de
20% estabelecida na lei citada anteriormente, essa dissertação investigou os
condicionantes para atendimento integral desta meta. Além de consulta às
legislações educacionais, a presente dissertação dialogou com literaturas produzidas
sobre a importância da formação continuada para a ressignificação dos
conhecimentos por parte dos(as) docentes e das temáticas edu cacionais. Neste
sentido, a pesquisa é do tipo exploratória, bibliográfica, documental e comparativa.
Sua abordagem é predominantemente qualitativa. Como instrumento de produção
de dados, apliquei um questionário com docentes da educação básica, gestores(a s)
e docentes dos dois Institutos federais (IFC e IFSC) que atuam com formação de
professores(as) a fim de verificar quais os limites e possibilidades para o alcance da
meta de 20% estabelecida na Lei 11.892 para a oferta de formação docente. O
tratamento dos dados resultantes do questionário se basearam na análise dos
discursos e conteúdos produzidos que tiveram nesse ínterim, o intuito de buscar
respostas frente aos desafios que levam os IFs ao não alcance da meta percentual
estabelecida na legislação, qu e por sua vez, legitima a oferta de formação docente
por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ofertada pelo IFSC e
Curso de Qualificação Profissional (CQP) ofertada pelo IFC, bem como cursos de
pós graduação lato e stricto sensu , ofertados por ambas as instituições.