Resumo:
Considerando que trabalho e identidade são inseparáveis, o presente estudo objetivou
compreender como o técnico administrativo em educação (TAE) que desenvolve suas
atividades laborais cotidianas em Instituições Federais Públicas de Ensino voltadas à
educação profissional e tecnológica constrói sua identidade profissional a partir de
experiências enquanto ser humano trabalhador. O método utilizado foi a pesquisa narrativa. As narrativas no campo educacional são tanto o fenômeno a ser investigado como o método utilizado na investigação. Os dados foram gerados durante os meses de agosto e novembro de 2018 em diferentes câmpus do Instituto Federal de Educação de Santa Catarina, com cinco TAE selecionados a partir de critérios previamente estabelecidos e as técnicas utilizadas para a captação das histórias de vida dos participantes foram a foto elicitação, a entrevista semiestruturada e a entrevista narrativa. O produto educacional, uma exposição fotográfica sobre o trabalho do TAE implementado na fase exploratória do estudo, contribuiu para avançar na compreensão do tema de pesquisa e da realidade estudada. Do processo de análise reflexão e síntese das histórias contadas pelos participantes foram identificados imagens, regras e princípios da prática, que constituem o saber profissional do TAE e espelham como o profissional se percebe. Ainda, dos resíduos da memória das histórias contadas pelos participantes emergiram quatro dimensões sociais que contribuíram e contribuem para a construção da identidade profissional do TAE : 1) a familiar ; 2) a escolar/acadêmica; 3 ) a profissional e 4 ) a macrossocial caracterizada por políticas públicas. O estudo argumenta que
os resíduos das histórias vividas orientam o conhecimento e a prática profissional do TAE no presente e no futuro e a forma como ele se percebe, corroborando resultados de pesquisas na área de formação de professores sobre o mesmo tema. Além disso, o estudo mostrou a dinamicidade, complexidade, fluidez e fragmentação características inerentes ao processo de construção identitária, revelou as ‘metamorfoses' identitárias profissionais dos participantes e propôs um conceito inovador para o termo técnico administrativo em educação em Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica.