Resumo:
A invisibilidade dos sujeitos adolescentes nas pesquisas, especialmente os sujeitos que experimentam a transição entre o ensino fundamental e o ensino médio impulsionou a realização dessa pesquisa que teve por objetivo investigar os aspectos da trajetória escolar que favorecem esta transição, junto aos estudantes concluintes do 9º ano de uma escola da rede municipal de Florianópolis e egressos dessa mesma escola que optaram pela continuidade dos estudos no ensino médio integrado ao técnico do IFSC. A pesquisa abrangeu 75 estudantes no total, sendo 66 concluintes do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Florianópolis e 9 egressos dessa mesma escola que estavam cursando o ensino médio no IFSC. Os participantes da pesquisa sugeriram como uma necessidade nessa etapa da trajetória escolar, ter um espaço de estudos para o exame de classificação para cursos Técnicos Integrados ao ensino médio do IFSC, que se aproximava. Assim, com a participação desses estudantes, oportunizando um espaço de protagonismo juvenil, foi criado um curso preparatório online com videoaulas, exercícios e simulados, acessível no endereço eletrônico www.vouproifsc.com. Com essa pesquisa observou-se que a passagem entre o ensino fundamental e o ensino médio é um momento significativo de escolhas, que repercutem nos projetos de vida que os adolescentes fazem para si.