Repositório Institucional

Sociologia no Ensino Médio Regular e no Proeja

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Spessatto, Marizete Bortolanza
dc.contributor.author Correia, Carolini de Souza Vilela
dc.date.accessioned 2019-08-30T12:30:05Z
dc.date.available 2019-08-30T12:30:05Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1149
dc.description ProfEPT - 2019 pt_BR
dc.description.abstract A presente dissertação faz uma análise dos documentos oficiais que orientam o ensino de Sociologia na Educação Básica, entendendo como esta se constituiu historicamente na Educação brasileira. A trajetória no currículo escolar, a formação de docentes e a escassez de recursos metodológicos específicos para a Sociologia também fazem parte do estudo que tem como objeto de análise o uso da música em sala de aula. Seguindo uma abordagem qualitativa, para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário tendo como público-alvo professores de Sociologia de três escolas da rede estadual de Santa Catarina e de um dos campus do Instituto Federal de Santa Catarina. Entre os resultados, observou-se a pouca utilização da música como recurso para as aulas, embora esteja presente na fala dos professores a importância da sua utilização e o acolhimento dos estudantes a esse uso. Parte integrante deste trabalho, como produto educacional, foi elaborada uma sequência didática elencando conceitos sociológicos e sugerindo estratégias metodológicas com o uso da música no ensino de Sociologia. A realização da sequência didática apresentou como resultado a produção de videoclipes, evidenciando o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento, papel esse esperado quando se assume uma perspectiva crítica, inerente ao papel da Sociologia na formação escolar. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Sequência Didática pt_BR
dc.subject Protagonismo Juvenil pt_BR
dc.title Sociologia no Ensino Médio Regular e no Proeja pt_BR
dc.title.alternative a música como recurso metodológico na voz dos professores e nos estudantes pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta