dc.contributor.advisor |
Spessatto, Marizete Bortolanza |
|
dc.contributor.author |
Correia, Carolini de Souza Vilela |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-30T12:30:05Z |
|
dc.date.available |
2019-08-30T12:30:05Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1149 |
|
dc.description |
ProfEPT - 2019 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente dissertação faz uma análise dos documentos oficiais que orientam o ensino de Sociologia na Educação Básica, entendendo como esta se constituiu historicamente na Educação brasileira. A trajetória no currículo escolar, a formação de docentes e a escassez de recursos metodológicos específicos para a Sociologia também fazem parte do estudo que tem como objeto de análise o uso da música em sala de aula. Seguindo uma abordagem qualitativa, para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário tendo como público-alvo professores de Sociologia de três escolas da rede estadual de Santa Catarina e de um dos campus do Instituto Federal de Santa Catarina. Entre os resultados, observou-se a pouca utilização da música como recurso para as aulas, embora esteja presente na fala dos professores a importância da sua utilização e o acolhimento dos estudantes a esse uso. Parte integrante deste trabalho, como produto educacional, foi elaborada uma sequência didática elencando conceitos sociológicos e sugerindo estratégias metodológicas com o uso da música no ensino de Sociologia. A realização da sequência didática apresentou como resultado a produção de videoclipes, evidenciando o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento, papel esse esperado quando se assume uma perspectiva crítica, inerente ao papel da Sociologia na formação escolar. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Música |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência Didática |
pt_BR |
dc.subject |
Protagonismo Juvenil |
pt_BR |
dc.title |
Sociologia no Ensino Médio Regular e no Proeja |
pt_BR |
dc.title.alternative |
a música como recurso metodológico na voz dos professores e nos estudantes |
pt_BR |
dc.type |
Dissertation |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |