Resumo:
A presente dissertação faz uma análise dos documentos oficiais que orientam o ensino de Sociologia na Educação Básica, entendendo como esta se constituiu historicamente na Educação brasileira. A trajetória no currículo escolar, a formação de docentes e a escassez de recursos metodológicos específicos para a Sociologia também fazem parte do estudo que tem como objeto de análise o uso da música em sala de aula. Seguindo uma abordagem qualitativa, para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário tendo como público-alvo professores de Sociologia de três escolas da rede estadual de Santa Catarina e de um dos campus do Instituto Federal de Santa Catarina. Entre os resultados, observou-se a pouca utilização da música como recurso para as aulas, embora esteja presente na fala dos professores a importância da sua utilização e o acolhimento dos estudantes a esse uso. Parte integrante deste trabalho, como produto educacional, foi elaborada uma sequência didática elencando conceitos sociológicos e sugerindo estratégias metodológicas com o uso da música no ensino de Sociologia. A realização da sequência didática apresentou como resultado a produção de videoclipes, evidenciando o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento, papel esse esperado quando se assume uma perspectiva crítica, inerente ao papel da Sociologia na formação escolar.