dc.contributor.advisor |
Damasio, Felipe |
|
dc.contributor.author |
Souza, Carolini Felisberto de |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-18T13:05:00Z |
|
dc.date.available |
2019-09-18T13:05:00Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1169 |
|
dc.description |
Disponível na versão on-line |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho apresenta uma proposta didática que tem por objetivo levar para a sala de aula discussões de, sobre e para a física. Abordando a vida e a obra de Katherine Johnson, que é retratada no filme ―Estrelas além do tempo‖. Dessa forma busca se problematizar a imagem comumente disseminada no ensino de ciências que retrata uma ciência estritamente masculina e constituída por homens brancos. Para tanto, se propõe uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa que aborda concomitantemente temas de física de foguetes e de filosofia da ciência.
Esse produto educacional tem como aporte teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e a epistemologia de Paul Feyerabend. Assim como perspectivas futuras para a pesquisa envolvem prioritariamente a elaboração de material instrucional para a UEPS, sua implementação e avaliação. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Katherine Johnson |
pt_BR |
dc.subject |
Paul Feyerabend |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.subject |
Leis de Newton |
pt_BR |
dc.subject |
Foguetes |
pt_BR |
dc.title |
A mulher negra e o ensino de física dos foguetes por meio da vida e obra de Katherine Johnson, protagonista do filme “estrelas além do tempo” |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Educação Científica e Tecnológica |
pt_BR |
local.institution.campus |
aru |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
pt_BR |
local.contributor.coadvisor |
Santos, Israel Müller dos |
|