Repositório Institucional

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DIREITOS HUMANOS:

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dc.contributor.advisor Camillo, Eliane Juraski
dc.contributor.author SILVEIRA, THARIN LAPOLLI FIORENZANO DA
dc.date.accessioned 2019-09-24T12:23:51Z
dc.date.available 2019-09-24T12:23:51Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1171
dc.description ProfEPT pt_BR
dc.description.abstract A Dissertação, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), área de Ensino, sob orientação da professora Doutora Eliane Juraski Camillo, insere-se na sua linha de pesquisa 2: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. O tema relaciona Direitos Humanos, doravante DH, Educação em Direitos Humanos, doravante EDH, e Educação Profissional Tecnológica Subsequente na perspectiva de Formação Integral, que considera todas as dimensões do ser humano, além dos interesses materialistas ou daqueles exploratórios do modo de produção capitalista. A questão que norteia essa pesquisa é verificar quais são as percepções dos/as alunos/as dos cursos técnicos subsequentes do Campus Florianópolis do IFSC a respeito dos DH, para apresentar-se proposta de EDH voltada a esses sujeitos visando sua formação integral. O objetivo geral é promover um produto educacional vinculado à referida proposta, em razão do qual se fez um aprofundamento teórico por meio de pesquisa bibliográfica e documental e aplicou-se questionário aos sujeitos da pesquisa, na maioria jovens adultos/as, fragilizados/as por sua fase de transição somada ao seu contexto econômico e social. Foram pesquisados/as discentes com mais de 18 anos das penúltimas fases, quando possível, de 12 cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis. O questionário, também aplicado a alguns/algumas docentes para contextualização, serviu para verificar as percepções sobre DH, em que medida estes estão ou não contemplados em sua formação, e direcionar o Produto Educacional. O universo de sujeitos pesquisados foi de 144 estudantes e 35 docentes. A análise dos resultados confirmou a importância da EDH para os cursos pesquisados, pois a maioria dos/as docentes e discentes não possui noção correta sobre DH, como buscá-los e efetivá-los de forma segura e bem orientada, exercendo sua cidadania. Algumas/algumas não têm interesse ou até antipatizam com o tema, principalmente pela visão distorcida de que servem para injusta proteção a criminosos/as, o que os/as afasta e afasta a sociedade da efetivação dos DH. Em geral, consideram que os DH são respeitados na Instituição, que se esforça para defendê-los e promovê-los. Mas há muito a melhorar nesses quesitos e a promoção precisa ser mais intensa e direcionada para alcançar todos/as devidamente. Nota-se a necessidade de conscientizar também docentes sobre a importância da formação omnilateral mediante a EDH. Por fim, algumas respostas indicam casos de diversas formas de desrespeito aos DH não pela, mas na Instituição. O Produto Educacional foi uma intervenção como Roda de conversa, considerando três etapas indicadas para a EDH: conteúdo teórico, sensibilização e etapa ativa, com provocação dos sujeitos para o diálogo, reflexão sobre cidadania, direitos e responsabilidades e caminhos para alterar sua vida e o contexto social, que se encontra com valores éticos enfraquecidos e diversas mazelas decorrentes do modo de produção capitalista exploratório. Foram reunidos/as cerca de 15 alunos/as num grupo heterogêneo quanto às opiniões a respeito do tema e às suas características, para uma experiência mais rica, com foco a questão de DH que mais apareceu como um problema durante as pesquisas a ideia de que os Direitos Humanos servem para proteger injustamente criminosos/as. Esse Produto está contemplado no encarte confeccionado, bem como a Carta Aberta direcionada à Direção Geral da Instituição pesquisada, contendo a proposta mencionada. Esses diálogos fizeram emergir vivências, dúvidas sobre DH e sua efetivação, confirmando a pertinência da EDH para esses sujeitos, para a Instituição. pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Direitos Humanos pt_BR
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Formação Integral pt_BR
dc.subject Educação em Direitos Humanos pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DIREITOS HUMANOS: pt_BR
dc.title.alternative UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA OS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO IFSC CAMPUS FLORIANÓPOLIS pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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