Repositório Institucional

Aprender fazendo: guia de estratégias didáticas para a Educação Profissional

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Allain, Olivier
dc.contributor.author Daltro Filho, Gildásio de Cerqueira
dc.date.accessioned 2019-11-28T13:40:36Z
dc.date.available 2019-11-28T13:40:36Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1215
dc.description ProEPT pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho trata de abordar as concepções em torno das especificidades do saber técnico para organizar estratégias didáticas voltadas para a Educação Profissional e Tecnológica que possam ser utilizadas por docentes. Partindo dos debates em torno da formação de professores da EPT e de correntes que analisam a estrutura do saber técnico e seus processos de ensino-aprendizagem, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para caracterizar alguns aspectos relevantes a este contexto. Foi realizado levantamento de dados acerca da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e foram analisados artigos e documentos que tratam da formação docente. Em seguida, investigou-se parte da literatura que trata sobre saberes técnicos e processuais. O estudo apontou para a existência de uma especificidade dos saberes técnicos, que por contarem com epistemologia própria, necessitam ter sua aprendizagem organizada através de metodologias que a levem em conta. Considerou-se nesta dissertação as elaborações de Barato (2003a, 2003b, 2015, 2016), Pastré, Mayen e Vergnaud (2006), Chevallard (1998), Palangana (2015), dentre outros, para organizar uma proposta de ensino de técnicas centrada na atividade. A proposta do trabalho apontou para a confecção de um Guia de Estratégias Didáticas para a Educação Profissional apresentado como produto educacional fruto da pesquisa realizada. As estratégias didáticas presente no guia foram construídas através de propostas de ensino de autores já listados além de Sanz (2009), Bünning (2007), Barbosa e Moura (2013), Zabalza (2015) e outros. Após a confecção do guia, o mesmo foi submetido a avaliação de 20 professores, sendo 16 vinculados à Educação Profissional visando captar suas impressões. A avaliação foi realizada de maneira anônima através de questionário de opinião. A abordagem utilizada é considerada mista e a técnica de coleta de dados foi a triangulação concomitante. Após análise das opiniões docentes, foi possível concluir que as estratégias didáticas baseadas nas peculiaridades epistemológicas da Educação Profissional encontram aderência e despertam o interesse de docentes da EPT e que o guia foi considerado relevante para os processos de ensino-aprendizagem nesta modalidade educacional. pt_BR
dc.subject Guia de estratégias didáticas pt_BR
dc.subject Educação Profissional pt_BR
dc.subject Saberes técnicos pt_BR
dc.subject EPT pt_BR
dc.subject Produto educacional pt_BR
dc.title Aprender fazendo: guia de estratégias didáticas para a Educação Profissional pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta